A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) vai promover uma prova com todos os estudantes da rede pública do Rio Grande do Sul para avaliar as perdas educacionais causadas pela adaptação necessária à pandemia de covid-19.
A prova, que se chamará Avaliar é Tri, terá início na próxima segunda-feira (24) e será realizada até 11 de junho. O intervalo grande é para que as escolas tenham tempo para organizar protocolos de segurança sanitária e turmas, já que todas as provas serão presenciais.
As avaliações serão adequadas à série em que o aluno está.
O objetivo é ter um diagnóstico mais preciso do que foi perdido com a adaptação ao modelo remoto e, agora, com o modelo híbrido e presencial. A dificuldade de adequação na rede pública é vista com preocupação por especialistas na área, especialmente pelos menores recursos financeiros das famílias, como mostrou reportagem de GZH nesta semana.
Às 12h15min desta sexta-feira (21), as provas serão anunciadas oficialmente em transmissão por vídeo nos canais do governo do Estado pelo governador, Eduardo Leite, e pela secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira. Diretores de escolas e professores foram convidados a participar e tirar dúvidas.