Começou, nesta quarta-feira (26), o processo eleitoral que vai eleger a candidata vencedora para comandar o Cpers-Sindicato no triênio 2021-2024. Pela primeira vez na história, o pleito será em formato totalmente virtual, em razão da pandemia de covid-19. Com cerca de 80 mil sócios, o Cpers é uma das maiores organizações sindicais do país.
A votação vai definir as próximas gestões da Direção Central e dos Núcleos do Sindicato, assim como os Representantes 1/1000, os Representantes dos Aposentados e os Representantes Municipais.
Três chapas foram homologadas para concorrer à presidência, entre elas, uma liderada pela atual presidente, Helenir Schürer. As eleições foram abertas às 8h desta quarta, e os sócios do Sindicato podem votar até as 22h de sexta.
Confira o perfil das candidatas
Chapa 1 - Novo Rumo Oposição
Dentre as propostas, a chapa defende o reajuste salarial e o pagamento do 13º salário em dia, plano de carreira com avanços, fim dos descontos dos aposentados para a previdência, políticas para escolas do campo, indígena e educação de alunos com deficiências.
Presidente: Cleusa Margarete Werner
Formada em Pedagogia e Supervisão pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). É especialista em deficiência mental e múltipla pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. De 2009 a 2017, foi diretora do 20º Núcleo, de Canoas. É membro do Conselho Municipal de Educação de Canoas.
Chapa 2 – CPERS Unido e Forte
Defende, entre outras coisas, a vacina para todos, a manutenção do fechamento das escolas para preservação de vidas, a reversão do desconto dos aposentados, e luta contra a reforma administrativa. No âmbito da educação, prevê a luta por um orçamento justo para o setor e a realização de concurso público para repor o déficit do quadro de professores.
Presidente: Helenir Schürer
Professora do Estado há mais de 30 anos. É formada em Letras pela Faculdade Dom Bosco, de Santa Rosa. Foi vice-diretora e diretora do 23º Núcleo, de Santana do Livramento. É a atual presidente do Sindicato. Está em seu segundo mandato à frente da entidade.
Chapa 3 – Muda CPERS
Defende, entre outros pontos, o fechamento das escolas até a vacinação completa da população, o combate às escolas cívico-militares e o ensino híbrido como modalidade permanente; apoia as escolas de campo e urbanas e as turmas de jovens e adultos.
Presidente: Candida Rosseto
Professora com formação e habilitação ao magistério no Ensino Médio, graduada em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Ingressou no Estado em 1990, em Ronda Alta. É secretária-geral do Sindicato e Secretária Executiva na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).