O retorno das atividades presenciais de ensino no Rio Grande do Sul segue ocorrendo de forma gradual. As próximas datas do calendário de retomada são para os anos iniciais (1º ao 5º) e finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental para escolas municipais e particulares, a partir de 28 de outubro — após decisão desta quinta-feira (22) do governo do Estado de antecipar o retorno das aulas presenciais para os anos iniciais.
Na rede estadual, a retomada será permitida para os anos finais do Ensino Fundamental a partir de 28 de outubro e para os anos iniciais, a partir de 12 de novembro.
O ensino presencial tem sido retomado gradativamente desde 8 de setembro, quando retornaram os alunos das escolas infantis. Em seguida, foi a vez das instituições privadas e federais de ensinos Superior, Médio e Técnico, autorizadas a voltarem em 21 de setembro — nesta data, escolas municipais de Ensino Médio também receberam autorização.
Nesta semana, desde 20 de outubro, foi iniciado também o processo de retomada das aulas nas escolas estaduais de Ensino Médio e Técnico.
Como o Estado está há duas semanas consecutivas — dos dias 12 e 19 — sem registro de regiões em bandeira vermelha no mapa de distanciamento controlado, todas as 21 regiões covid estão autorizadas a retomar ou a manter as atividades presenciais nas escolas.
No entanto, as prefeituras e instituições que preferirem não retomar as atividades presenciais neste momento não serão punidas. Nesse sentido, o governo ressalta que eventos de grande porte só estão liberados em municípios que autorizaram a retomada escolar ou que estejam em processo para o retorno. A condição foi estabelecida como forma de elencar prioridades no retorno das atividades.
Confira o calendário completo
Datas para a retomada:
- 28 de outubro — anos iniciais (1º ao 5º) e finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental para escolas municipais e particulares, e anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual
- 12 de novembro — anos inicias do Ensino Fundamental da rede estadual
Já receberam liberação:
- 8 de setembro — escolas infantis
- 21 de setembro — instituições privadas e federais de ensinos Superior, Médio e Técnico, e escolas municipais de Ensino Médio
- 20 de outubro — escolas estaduais de Ensino Médio e Técnico