O governo do Estado antecipou para a próxima quarta-feira (28) o retorno das aulas presenciais para os anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental no Rio Grande do Sul para escolas municipais e particulares. Inicialmente, a retomada estava marcada apenas para 12 de novembro, data que segue valendo para a rede estadual. Com isso, a liberação ocorrerá no mesmo dia da volta dos anos finais (6º ao 9º).
Conforme o governo gaúcho, a decisão foi tomada pelo Gabinete de Crise após pedido de alguns municípios que já estão mais acelerados no processo de retorno. Um exemplo é Lajeado, que enviou o pedido à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam). O Gabinete analisou que os dados sobre a pandemia do coronavírus seguem em queda no Estado. Com isso, há mais segurança para a retomada.
O ensino presencial tem sido retomado gradativamente desde 8 de setembro, quando retornaram os alunos das escolas infantis. Em seguida, foi a vez das instituições privadas e federais de ensinos Superior, Médio e Técnico, autorizadas a voltarem em 21 de setembro. Nesta semana, a partir do dia 20 de outubro, deu-se início ao processo de retomada das aulas nas escolas estaduais de Ensino Médio.
As aulas presenciais seguem sendo facultativas. Os pais ou responsáveis têm autonomia para optar pela continuidade do ensino remoto.
O cronograma de retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino segue as datas definidas anteriormente: Ensino Médio e Ensino Técnico começaram em 20 de outubro, Ensino Fundamental – Anos Finais a partir de 28 de outubro e Ensino Fundamental – Anos Iniciais a partir de 12 de novembro.