O governo do RS aguarda o envio de documentos que comprovem que o Colégio Militar de Porto Alegre cumpre as regras de adequações para retorno das atividades presenciais, estipuladas por decretos estaduais. Nesta segunda-feira (28), a instituição de ensino iniciou o período classificado como “acolhimento”. Mesmo sem professor em sala de aula, a medida contraria a recomendação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS), que sugeriu que o colégio não retomasse nenhuma atividade presencial.
Conforme a procuradoria, a instituição retornou o pedido de informações com a documentação incompleta na semana passada. O colégio foi, então, notificado para o envio do material com o detalhamento que justificasse as adequações aos decretos do Estado. Até as 17h desta segunda-feira, a PGE ainda não havia recebido os documentos. O prazo para a manifestação do colégio se estende até o final da tarde desta terça-feira (29).
Nesta manhã, o comandante do colégio, coronel Saul Marques Machado Júnior, afirmou não ter recebido o ofício enviado pelo governo estadual no final da semana passada.
O decreto que define a reabertura das instituições escolares detalha que, além de atividades de ensino, “qualquer apoio pedagógico ou de cuidado às crianças e adolescentes” deve obedecer a regra do distanciamento controlado: somente municípios que estejam a duas semanas na bandeira laranja podem deixar o ambiente 100% virtual. A Capital ingressou na bandeira laranja nesta segunda-feira.
O encontro presencial desta segunda-feira reuniu 85 dos 149 alunos que integram o terceiro ano do Ensino Médio, segundo o coronel. Caso não altere a programação, o Colégio Militar pode receber 277 alunos nesta terça, número de adolescentes que integram o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (veja o calendário ao final do texto).
A semana de acolhimento, segundo o coronel, tem o objetivo de preparar os alunos ao retorno ao local. As aulas presenciais devem ser retomadas em 12 de outubro com um rodízio entre as turmas. Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, as aulas ocorrerão nas terças e quintas-feiras. Do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, as atividades serão nas segundas, quartas e sextas-feiras até 13 de novembro de 2020.
A reportagem de GZH tenta contato com a direção da instituição.
Calendário de retomada do Colégio Militar
De acordo com um comunicado no site da instituição, na semana entre os dias 28 de setembro a 2 de outubro ocorrerá a semana do acolhimento aos alunos, de forma escalonada:
- 28 de setembro (segunda) – 3º Ano do Ensino Médio
- 29 de setembro (terça) – 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental
- 30 de setembro (quarta) – 2º Ano do Ensino Médio
- 1º de outubro (quinta) – 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental
- 2 de outubro (sexta) – 1º Ano do Ensino Médio
Entre os dias 5 e 9 de outubro, os alunos terão uma semana de recesso, remanescente do inverno.
As aulas presenciais serão retomadas no dia 12 de outubro, com o seguinte calendário:
- 2ª, 4ª e 6ª feira – 3º, 2º e 1º anos do Ensino Médio
- 3ª e 5ª feira – 9º, 8º, 7º e 6º anos do Ensino Fundamental