Alinhado com a prefeitura de Porto Alegre em um projeto para testar a viabilidade do retorno das atividades escolares, o Colégio Militar da Capital voltará a receber alunos a partir da próxima segunda-feira (28). Conforme o comandante da instituição, coronel Saul Marques Machado Júnior, ocorrerão atividades de acolhimento aos alunos para demonstração dos protocolos sanitários que deverão ser seguidos.
— O acolhimento não é uma aula com professor dentro da sala. Os jovens precisam entender como vai funcionar o colégio neste momento. Na semana que vem, serão recepcionados e terão orientações de como realizar a sanitização correta e uma palestra nesse sentido. Depois os alunos serão liberados. Será ofertado ainda a realização de testes para covid-19 de maneira voluntária — explicou o comandante e diretor de ensino da instituição.
Na terça-feira (15), o Colégio Militar havia divulgado que as aulas seriam retomadas na última segunda-feira (21). Após tratativas com o Executivo municipal, o retorno foi adiado para a semana que vem. De acordo com a prefeitura, o colégio "servirá para aplicação dos protocolos" de segurança no combate ao coronavírus. O retorno às aulas ocorrerá somente a partir do dia 12 de outubro.
No entanto, o governo do Estado proíbe que atividades presenciais em escolas sejam retomadas em regiões classificadas em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado, que é o caso da Capital. Segundo protocolo do governo do RS, para que as escolas retornem às atividades, a região precisa estar há pelo menos duas semanas na bandeira laranja.
— Seguiremos o decreto do Estado. Não podemos prever o mapa definitivo, então aguardaremos uma definição na segunda-feira — comentou o comandante.
Há uma semana, o Ministério Público Federal (MPF) encaminhou uma recomendação ao comandante para a suspensão do retorno das atividades presenciais de ensino. A orientação é para que as aulas retornem quando estiveram implementados todos os requisitos previstos nas normas do Estado relativas ao enfrentamento da pandemia de covid-19 (orientação pelas bandeiras previstas no distanciamento controlado, por exemplo) e em eventuais normas mais restritivas que, porventura, sejam editadas pelo município de Porto Alegre.
— A Procuradoria Geral do Estado (PGE-RS) também encaminhou a sua recomendação, com perguntas que foram respondidas tanto no âmbito estadual quanto federal — informou o coronel Saul, sem entrar em detalhes do questionário.
Procurada, a PGE informou que notificou o Colégio Militar de Porto Alegre para que enviasse documentação comprovando adequação aos decretos estaduais que tratam do tema. "Eles retornaram com essa documentação que está em análise pela procuradoria e pelas demais secretarias. Caso não esteja adequado, serão adotadas medidas cabíveis para que os decretos sejam cumpridos", informou a assessoria de imprensa, por meio de nota.
À reportagem, a secretaria estadual de Educação (Seduc) afirmou que os assuntos relacionados ao cumprimento do decreto é feito via procuradoria estadual.
Manifestação de pais
Na manhã desta quinta-feira (24), um grupo de pais de alunos e ex-estudantes do Colégio Militar de Porto Alegre realizou um abraço simbólico ao prédio da escola. Eles pediram a retomada das aulas presenciais, suspensas desde março devido à pandemia. Cerca de 50 pessoas se posicionaram na entrada principal do colégio Militar, junto a Rua José Bonifácio no bairro Santana. Usando máscaras, com bandeiras do Brasil e balões coloridos ocuparam parte da calçada em frente.
A iniciativa ocorreu de forma espontânea pelo WhatsApp. Foi criado o grupo “Apoio retorno às aulas”, que conta atualmente com 150 integrantes.
Calendário de retomada
De acordo com um comunicado no site da instituição, na semana entre os dias 28 de setembro a 2 de outubro ocorrerá a semana do acolhimento aos alunos, de forma escalonada:
- 28 de setembro (segunda) – 3º Ano do Ensino Médio
- 29 de setembro (terça) – 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental
- 30 de setembro (quarta) – 2º Ano do Ensino Médio
- 1º de outubro (quinta) – 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental
- 2 de outubro (sexta) – 1º Ano do Ensino Médio
O colégio informa ainda que as atividades de acolhimento serão iniciadas às 8h. Nos demais dias, as aulas permanecerão no ambiente virtual de maneira remota. Entre os dias 5 e 9 de outubro, os alunos terão uma semana de recesso, remanescente do inverno.
As aulas presenciais serão retomadas no dia 12 de outubro, com o seguinte calendário:
- 2ª, 4ª e 6ª feira – 3º, 2º e 1º anos do Ensino Médio
- 3ª e 5ª feira – 9º, 8º, 7º e 6º anos do Ensino Fundamental