O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou ser "um paradoxo" no Brasil o atendimento educacional nas universidades federais para "gente que poderia pagar os seus custos e está recebendo um ensino de graça, posteriormente não devolvendo nada para o País".
— Ouso arriscar que uns 60% que frequentam universidade federal têm condições de pagar — afirmou o vice-presidente, sem provar os dados. — Um pagamento que eles fizessem serviria para que mais alunos ingressassem no setor privado e, consequentemente, para que aumentássemos o percentual de jovens com ensino superior — disse Mourão.
O vice-presidente defendeu que o pagamento pelo ensino público nas universidades federais poderia gerar recursos para financiar programas de permanência em instituições privadas.
— É algo que nós temos que pensar hoje seriamente e sem preconceitos porque pagamento a universidades federais poderia ser um recurso canalizado para aqueles jovens que precisam de financiamento pagarem uma universidade privada — disse. — Seria uma compensação muito justa — completou.
Mourão participou na manhã desta quarta-feira (26) de aula magna a alunos do grupo Ser Educacional.