Profissionais com faro de vendas ou com habilidade para trabalhar em setores financeiro e de planejamento têm encontrado terreno fértil para prosperar no Rio Grande do Sul. Um levantamento da consultoria em recrutamento e seleção Michael Page mostrou que as ocupações de nível superior mais buscadas pelas empresas gaúchas neste ano estão relacionadas a análise de custos, pesquisa de mercado e estratégia de vendas. GaúchaZH cruzou esses dados com os de outras duas consultorias e chegou às 10 profissões que mais têm sido procuradas pelo mercado do RS (veja quais logo abaixo).
— As empresas têm procurado organizar suas finanças contratando profissionais para cargos estratégicos. A ideia é que eles possam melhorar a eficiência ou reduzir custos usando sua criatividade e experiência — explica Fernando Poziomczyk, diretor da Michael Page no Rio Grande do Sul.
Alguns dos segmentos mais movimentados são planejamento financeiro, gerência de vendas, planejamento de compra e análise de preços. Em comum, são cargos para trabalhadores experientes, que, em virtude da instabilidade do mercado, estão sendo convocados para ajudar as organizações a equilibrar as contas e buscar novas oportunidades no mercado.
A vivência tem sido fundamental para encontrar vagas. Há pouco menos de um mês, Simone Silveira foi contratada como gerente de vendas da Joias Gheller, no centro de Porto Alegre. Desde os 17 anos, ela faz carreira no comércio, passando por diferentes cargos. Simone estava em outro emprego, mas foi chamada para o novo desafio, coordenando a equipe de atendimento da loja.
— O mercado não está fácil, mas as empresas estão contratando profissionais que elas sabem que podem trazer resultados e ajudar a empresa a crescer em um prazo mais longo — avalia ela.
O aquecimento do mercado de trabalho para profissionais de vendas é reflexo de um ganho de força no setor de comércio e serviços na economia, explica Rose Russowski, diretora da consultoria Lee Hecht Harrison na região Sul. Ela explica que cada vez mais as empresas buscam nestes profissionais conhecimento de marketing, boa capacidade de relacionamento e visão de mercado acurada.
— Já não falamos mais tanto em "profissões", mas, sim, de carreiras, ou seja, de pessoas com habilidades que ultrapassam os padrões de suas áreas de formação — observa.
Segundo dados do site de classificados de emprego Catho, ao longo do ano de 2019 a Região Sul tem sido a mais aquecida em criação de novas oportunidades, com aumento de 7% em relação aos primeiros seis meses do ano anterior (a média nacional é de 5%). No Rio Grande do Sul, os cargos mais requisitados são engenheiro elétrico e eletrônico, com aumento de 170% em número de vagas neste ano, engenheiro de produção (68%), analista de marketing (49%) e especialista em compras (44%).
— O crescimento desses postos refletem uma retomada na economia, ainda que tímida e lenta — avalia Rafael Stille, diretor de estratégia da Catho.
Os 10 cargos em destaque
Especialista em planejamento e análise financeira
O que faz
Sua maior exigência é se conectar a diferentes áreas da empresa, além de boa comunicação e um segundo ou terceiro idiomas. É praticamente o "guardião" da boa saúde financeira da empresa. Ele deve ser capaz de analisar o resultado da companhia e propor melhorias baseadas em cenários financeiros futuros.
Motivo para a alta
As finanças das empresas sofreram grande impacto durante a crise e ainda não voltaram ao patamar anterior. Aos poucos, as companhias tentam recuperar seu fluxo de caixa.
Analista de marketing
O que faz
Planeja ações de divulgação dos produtos e dos serviços da empresa e reforça campanhas de imagem institucionais. É cada vez mais essencial que o profissional tenha conhecimento das ferramentas para marketing digital e para ação nas redes sociais.
Motivo para a alta
As empresas estão reaprendendo a se comunicar, em razão da evolução das ferramentas digitais. Com a perspectiva da retomada da economia, as companhias reforçam suas equipes.
Especialista em TI
O que faz
É o responsável por gerenciar as informações em uma organização, criando e distribuindo-as em redes de computadores, além de lidar com processamento de dados, engenharia de software, informática, hardwares e softwares.
Motivo para a alta
Se tornaram cargos estratégicos com a chegada da Indústria 4.0, que desafiam as companhias a implementarem tecnologias que reduzam custos e melhorem seus processos.
Engenheiro eletrônico e elétrico
O que faz
Engenheiro eletrônico atua no desenvolvimento de componentes, dispositivos, sistemas e equipamentos eletrônicos, como transistores e circuitos integrados. No caso da engenharia elétrica, o profissional é responsável por planejar, construir e manter sistemas capazes de gerar, transmitir e distribuir energia.
Motivo para a alta
A gradativa retomada da indústria tem levado muitas empresas a contratarem mão de obra para melhorar sua produção.
Especialista em logística
O que faz
Responsável pelas atividades relacionadas à gestão de estoque, acompanhamento de transportes e contato com fornecedores e as demais áreas da empresa (como comercial e compras). É direcionado a quem tem graduação em Administração ou Engenharias.
Motivo para a alta
Durante a crise, diversos cargos de setor logístico acabaram concentrados em um só. Com o aumento do consumo, surge uma necessidade de fortalecer as operações, abrindo novas vagas.
Engenheiro de produção
O que faz
É responsável pela conexão entre as áreas comercial, de operações, industrial e suprimentos. Garante que a produção seja feita dentro do cronograma e acompanha a disponibilidade dos insumos. Cargo direcionado a profissionais com graduação em Administração ou Engenharias.
Motivo para a alta
Assim como o caso do especialista em logística, as empresas demitiram muita gente neste setor, concentrando trabalho em alguns poucos profissionais. Agora, com a volta da atividade industrial, as companhias estão preenchendo cargos vagos.
Especialista em compras
O que faz
É responsável por garantir boas condições de pagamento aos fornecedores e manter relacionamento com parceiros estratégicos.
Motivo para a alta
Área extremamente sensível e estratégica em um momento de retomada, onde novos contratos serão firmados entre as empresas.
Gerente comercial e de varejo
O que faz
Acompanha a performance da equipe de vendas, faz prospecção de clientes e parceiros, gera ações promocionais e estabelece planos de visitas e análise de concorrentes.
Motivo para a alta
Cargo é visto como peça-chave para alcançar as metas de vendas e preparar as equipes para cenários de crescimento da demanda.
Analista de preços
O que faz
Sua principal função é pesquisar preços de concorrentes e planejar estratégias de custos e margens de produtos e serviços. Desenvolve tabelas comparativas e elabora relatórios referentes às comparações de preços praticados.
Motivo para a alta
É uma área a ser desenvolvida nas empresas por ter surgido recentemente, com meta de reduz custos e otimizar as margens.
Especialista em inteligência de mercado
O que faz
É o olhar da empresa dentro do mercado, tentando compreender a necessidade dos clientes e manter a empresa preparada mudanças no perfil das demandas. O profissional precisa ter bom conhecimento de mercado e habilidade com números.
Motivo para a alta
Profissionais que são muito competentes para analisar, avaliar e efetivamente conduzir processos de fusões e aquisições são bem requisitados por segmentos que estão aquecidos.
Fonte: levantamento elaborado por ZH com base em informações enviadas por site de classificados de vagas Catho, consultoria em recrutamento Michael Page e consultoria Lee Hecht Harrison
Serviços online são destaques para autônomos
Profissionais autônomos e que trabalham como freelancers têm encontrado boa oferta de serviço em áreas ligadas ao atendimento virtual e ao marketing. Conforme levantamento nacional da Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas, algumas áreas de atuação que bombaram no primeiro semestre e têm tudo para continuar contratando são suporte administrativo, suporte ao cliente, tecnologia da informação (TI), programação, design, marketing e vendas.
— As empresas precisam estar no ambiente online, pois é onde os clientes estão. Os negócios digitais vêm crescendo exponencialmente, e, junto com eles, a área criativa também se expande — explica Guillermo Bracciaforte, cofundador da Workana.
Os dados mostram um movimento novo, que é a prestação de serviço remoto para cargos que até pouco tempo eram presenciais, como tarefas administrativas e atendimento ao cliente. Agora, mesmo a distância, profissionais são contratados para ajudar a organizar a agenda de executivos, marcar reuniões, planejar peças de comunicação digital, por exemplo. Também podem fazer de seus computadores verdadeiras centrais de atendimento ao cliente, via chat.
— No caso de suporte ao cliente, é uma posição que normalmente tem muita rotação, por isso as empresas têm escolhido contratar pessoal remoto, inclusive conseguindo reter este trabalhador por mais tempo — afirma Bracciaforte.