As escolas de educação infantil Vila Nova, Jardim de Praça Cantinho Amigo e Passarinho Dourado estão sem aulas nesta terça-feira (26) em Porto Alegre devido ao início da greve dos municipários. No total, são 234 alunos afetados pela paralisação nas duas instituições.
Alunos dos ensinos fundamental e médio não são atingidos pela paralisação, uma vez que as escolas que atendem a esses estudantes só retomam as aulas a partir do dia 13 de março. O atraso no calendário letivo se deu devido à greve dos municipários do ano passado.
A Secretaria de Educação da Capital avalia o impacto da greve como baixo na rede municipal de ensino, já que há 43 escolas de educação infantil na Capital e apenas três são afetadas no primeiro dia de mobilização dos servidores. Além disso, três estabelecimentos de ensino que atendem a educação infantil ainda não retornaram das férias.
Nas escolas e creches comunitárias, o atendimento ocorre normalmente, já que os municipários não são responsáveis pelos locais. Cerca de 8,1 mil alunos fazem parte da rede municipal de ensino, de acordo com a secretaria.