Depois das provas de Física, Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, de Língua Portuguesa, Redação e de Biologia, Química e Geografia no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vem a última etapa: em 9 de janeiro são aplicadas as últimas provas, de História e Matemática.
Para dar uma boa revisada nessa retal final, professores do Unificado dão dicas dos conteúdos que costumam cair, que poderão ser cobrados e que não devem estar entre as questões.
As provas para ingresso na UFRGS serão realizadas de 6 a 9 de janeiro. São 28.503 inscritos para 4.017 vagas.
Matemática
O que sempre cai
- Matemática básica
- Funções
- Geometria
O que pode cair
- Número complexos
O que não deve cair
- Noções de estatística (moda, média e mediana)
História
O que sempre cai
- Uma questão sobre antiguidade (pode ser oriental ou ocidental)
- Temas relacionados ao século 20, como a ditadura militar no Brasil, ditaduras na América Latina, República Velha e Era Vargas
O que pode cair
- Questão sobre Idade Média
- Guerra Fria
- História da África, que caiu nos últimos dois anos
- Questões sobre atualidades, sobre eventos que aconteceram até agosto ou setembro, como o acordo entre as Coreias, os protestos contra o aumento da taxa de cobrança da previdência na Nicarágua e a onda de nacionalismo extremista na Europa.
- Eventos que estarão de "aniversário" em 2019: Tratado de Versalhes (1919), crise de 29 (1929) e a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939).
- De acordo com Rafael Bassi, professor do Unificado, a prova de história da UFRGS não tem um "esqueleto", ou seja, é difícil dizer o que pode ficar de fora, pois os conteúdos sempre são muito variados.
Fontes: Bruno Baltazar, professor de matemática do Unificado e Rafael Bassi, professor de história do Unificado.