A permuta de um terreno que pertence ao município de Gramado vai permitir a criação de mais 130 vagas de educação infantil na cidade. A área, de 544 m² e avaliada em R$ 1,3 milhão, será repassada para a iniciativa privada que, em troca, investirá em escolas.
De acordo com o secretário do Planejamento de Gramado, Jeferson Luiz Beyer Zatti, a área fazia que parte de uma antiga rua e recentemente era utilizada como estacionamento por dar acesso a duas propriedades privadas, uma delas, um resort. Como somente eles poderiam absorver o terreno, já que uma terceira construção ficaria sem acesso viário, o município negociou o repasse.
A contrapartida será a construção de uma escola de educação infantil de 495 m² junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Maximiliano Hahn, no bairro Carniel, e a ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil Delmar Dutra, no bairro Dutra. O prédio vai receber mais 252 m². Juntos, os dois projetos também estão avaliados em R$ 1,3 milhão.
As obras estão previstas para começar em dois meses e a previsão de conclusão é de um ano e meio. A área só será repassada aos novos donos após a entrega das escolas. A lei municipal autorizando a permuta foi aprovada pela Câmara de Vereadores na última segunda-feira (1).