A contrapartida por parte dos estudantes no valor pago pelas passagens de ônibus intermunicipais de Carlos Barbosa sofreu um acréscimo em função da lei 13019, de 2014, que estabelece mudanças nas parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.
De acordo com a presidente da AbaSinos, associação dos estudantes de Carlos Barbosa que estudam em São Leopoldo, Jaqueline Camillo, a prefeitura de Carlos Barbosa vai continuar subsidiando 100% das passagens dos estudantes, porém a contrapartida por parte deles é que estudantes vai aumentar.
A polêmica se dá porque o repasse, que era de até 7% no ano passado, agora deve totalizar 15%. A presidente da associação dos estudantes garante que esses valores serão devolvidos ao município de Carlos Barbosa, que vai reverter em projetos nas áreas da saúde e educação.
Em virtude dessa polêmica, a prefeitura convocou os presidentes de todas as associações de estudantes universitários para reunião no gabinete do prefeito Evandro Zibetti na terça-feira (27), às 18h. Mesmo assim, o cadastro para o transporte universitário referente ao primeiro semestre de 2018 ocorre normalmente neste sábado, das 8h às 12h, no Colégio Santa Rita, de Carlos Barbosa.