A prefeitura de São Gabriel, na Fronteira Oeste, suspendeu aulas em mais uma escola municipal nessa quinta-feira devido a casos da infecção viral mão-pé-boca em crianças. Agora, são cinco escolas fechadas pelo mesmo motivo. A última a ter as atividades interrompidas foi a creche Pomares. Também estão fechadas as creches Vó Edi, Vó Severina e Menino Jesus – Caic, além da escola de Ensino Fundamental José Ferreira da Fonseca Lima.
As escolas passam por higienização do espaço e dos brinquedos e devem ser reabertas na segunda-feira (27). Entre 50 e 60 crianças foram atingidas pela doença. A infecção viral mão-pé-boca, que causa feridas na boca e nos membros, é transmitida, como as demais viroses, por tosse e saliva, e atinge principalmente crianças. Em alguns casos, os infectados podem ter febre alta.
A orientação é lavar as mãos para evitar o contágio. Caso os sintomas apareçam, os pais devem informar a escola e levar os filhos para consulta médica. O vírus também atingiu outros municípios da Região Central. Em Santa Maria, 14 escolas tiveram aulas suspensas entre março e abril pelo mesmo motivo. Também houve casos em Júlio de Castilhos, Restinga Seca, Faxinal do Soturno e Ivorá.