É consenso nas esferas Federal, Estadual e Municipal que a estrutura das escolas influencia, de maneira positiva ou negativa, o aprendizado dos alunos. É importante que, além das salas de aula em boas condições, as instituições de ensino contem com biblioteca, local para que os alunos pratiquem esportes e cozinha, onde são preparadas as refeições.
Em resposta ao Ministério Público (MP), dentro do projeto Ministério Público pela Educação, 83 das 102 escolas que responderam ao questionário do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) disseram precisar de reformas e ampliações. Trinta e seis das 39 instituições de ensino estadual enfrentam os problemas. A situação nas escolas municipais é melhor: seis precisam de reformas maiores.
Trinta e três das 102 escolas de ensino público de Santa Maria disseram que não tem biblioteca. Cinquenta e quatro declararam não ter quadra poliesportiva, sendo que 19 das 48 que relataram ter quadra de esportes apontaram que elas não estão em boas condições de uso e conservação. Apesar do número pequeno, chama a atenção que cinco escolas não têm cozinha. É o caso do Instituto de Educação Estadual Luiz Guilherme do Prado Veppo, que fica na Rua Ernâni Schirmer, bairro Tomazetti.
Sem cozinha
A instituição foi inaugurada em 2002 e o prédio foi projetado sem cozinha, por isso a merenda é preparada em um corredor. Falta tanto espaço que os utensílios são guardados em um local que funciona como laboratório de ciências da escola. Entre eles, panelas e uniformes de servidores que ficam ao lado das bancadas onde os alunos deveriam estar aprendendo.
Uma auxiliar de serviços gerais da escola, que preferiu não ser identificada, conta como que se administra uma situação como essa.
“Por exemplo, para lavar o material de limpeza é na pia ali do laboratório de ciências”, diz. “E as crianças tem que pegar o prato e comer lá no pátio na mão”.
As outras quatro escolas que responderam ao questionário apontaram a mesma dificuldade. A coordenadora da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Iara Druzian, afirma que há escolas com problemas em Santa Maria e que a 8ª CRE vai buscar parceria junto à iniciativa privada para reformar os prédios.
“Temos escolas sucateadas? Temos. Temos escolas com muitos problemas? Temos. Mas temos escolas que são maravilhosas”, aponta. “E essa indignação que as pessoas têm, eu também tenho. De ver que a gente fica impotente de ver o estado das escolas, de ver como que conseguiu chegar onde chegou, sem manutenção, sem dinheiro. Isso é horrível”.
A coordenadora Iara aponta que a estrutura física, de abrigo de alunos, "não está em situação tão grave como parece". Em outubro, quando a chuva e o vendaval causaram prejuízos à região, seis das 108 escolas enfrentaram problemas. Ela afirma que cada uma dessas seis escolas receberam R$ 30 mil para encaminhar consertos – dinheiro já em conta disponível para uso.
Sem biblioteca
Uma das perguntas do questionário é quanto à bibliotecas. Trinta e três das 100 responderam que não contam com o espaço. Além disso, 16 escolas apontaram que o seu acervo de livros didáticos não corresponde ao mínimo de um livro por aluno. É o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zenir Aita, que fica no bairro Dom Antônio Reis, com 200 alunos.
Como não tem biblioteca, a direção da escola montou nas seis salas de aula "cantinhos da leitura", como contou a coordenadora pedagógica Margarete Possebon.
“Até foi uma exigência, para os anos iniciais, da própria Secretaria de Educação, que a escola fizesse o seu cantinho da leitura. Já que não tem biblioteca, que organizasse”.
A direção explicou, no entanto, que um espaço de biblioteca seria mais agradável e tranquilo para as crianças. A mudança de ambiente também traria benefícios para o professor e alunos, pois favoreceria o estímulo à leitura - os livros estariam expostos de forma organizada.
Série de reportagens
A série de reportagens é uma iniciativa integrada entre a Rádio Gaúcha SM, Diário de Santa Maria (com a repórter Lizie Antonello) e RBS TV (com o repórter Tiago Guedes). Serão sete reportagens abordando sete aspectos diferentes da educação em Santa Maria.