Os pesquisadores William C. Campbell, dos Estados Unidos, Satoshi Omura, do Japão, e Youyou Tu, da China, foram contemplados nesta segunda-feira com o Prêmio Nobel de Medicina.
Campbell e Omura foram distinguidos pelas descobertas relacionadas a uma nova terapia para combater infeções provocadas por parasitas, como lombrigas, enquanto que Youyou Tu receberá o prêmio por uma inovadora terapia contra a malária.
- William C. Campbell e Satoshi Omura desenvolveram um novo medicamento, a Avermectina, cujos derivados reduziram drasticamente a prevalência da cegueira dos rios (oncocercose) e a filariose linfática (elefantíase) - explicou o júri.
Tu, 84 anos, foi cogitada há vários anos na Academia e desenvolveu um tratamento particularmente eficaz contra a malária com um extrato da planta Artemisia annua. A cientista é a 12ª mulher a receber o Nobel de Medicina, criado em 1901. Os três vencedores dividirão 8 milhões de coroas suecas (963 mil dólares ou 855 mil euros).
Do espaço, astronauta da Nasa fotografa furacão nas Bahamas
Como a pesquisa de um universitário nepalês ajudou a Nasa a descobrir água em Marte
No ano passado, o prêmio foi concedido ao pesquisador britânico-americano John O'Keefe e ao casal norueguês May-Britt e Edvard I. Na próxima terça-feira, será anunciado o Nobel de Física, e um dia depois o de Química. O prêmio de Literatura será revelado na quinta-feira, enquanto que o da Paz na sexta-feira, em Oslo. A última categoria é a de Economia, no dia 12.
*Zero Hora com informações da AFP e da Agência Brasil