Os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados nesta quarta-feira e estão disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas devem ser divulgadas somente em janeiro, quando também está prevista a divulgação de vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Entenda as diferenças nos gabaritos oficial e extraoficial
Como as universidades federais do RS usam a nota do Enem
Confira o gabarito das provas de sábado e domingo:
Mesmo sabendo quantas respostas acertaram, os candidatos ainda não conseguirão saber a sua nota final. Isso acontece porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.
Matemático explica como é calculada a nota do Enem
Professores comentam a prova de Ciências Humanas
Como foram as questões de biologia, física e química
As provas em formato digital poderão ser acessadas no site do Inep na sexta-feira. O resultado final, com o desempenho individual de cada candidato, será disponibilizado na primeira semana de janeiro
Gabarito extraoficial de ZH tem 96,6% de acertos
As respostas extraoficiais das provas do Enem, resolvidas pelos professores do Universitário, foram publicadas em Zero Hora logo após as provas, antecipando o gabarito oficial. Das 180 questões, 174 tiveram a alternativa correta indicada ainda nos dias de exame: um percentual de 96,6% de acertos.
Os seis erros concentraram-se na prova de Linguagens. Os professores apontaram respostas diferentes em três questões envolvendo interpretação de poesias ou poemas, e outras três que exigiam conhecimento de movimentos ou obras artísticas.
As provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática tiveram todas as respostas apontadas corretamente pelos professores.
O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 5,7 milhões de estudantes em todo o país. No primeiro dia, eles responderam a questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No segundo dia, foi a vez das provas de Linguagens, Matemática e Redação.