Neste sábado, ocorre a segunda etapa da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As provas serão aplicadas a partir das 14h30min (pelo horário de Brasília), em 9,2 mil instituições em todo o país. Cerca de 900 mil estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, estarão na disputa.
Professor cria canal na internet para ensinar matemática
Até sexta-feira, as escolas devem indicar, no portal da Obmep, os professores dos alunos classificados para esta etapa. Os candidatos devem comparecer com meia hora de antecedência ao local da prova (que pode ser conferido no site), portando um documento original com foto.
Com duração de três horas, a prova consiste em seis questões discursivas. Os cálculos e o raciocínio utilizados pelo candidato para resolver os problemas deverão ser expostos.
Vídeo: como gostar de matemática
O resultado da competição será divulgado em 27 de novembro. Os 6,5 mil melhores alunos serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, e outros 46 mil receberão menções honrosas.
Sobre a Obmep
Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação. O objetivo é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.