As diretrizes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano foram publicadas na última sexta-feira. Definidas pelas comissões assessoras de área e orientadas pelos currículos nacionais de gradualção, as normas referem-se às competências que serão avaliadas nas provas, marcadas para 22 de novembro.
Farão o exame os concluintes de 26 cursos que conferem diploma de bacharel em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Também serão avaliados 13 tecnólogos, de comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e monitora o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação. Confira as diretrizes aqui.
* Informações do Ministério da Educação.