Calmaria nas cidades, trânsito fluindo, dias mais longos, rotina mansa, cabeça arejada. Janeiro e fevereiro são meses perfeitos para quem troca a beira-mar pela tranquilidade da vida urbana. Época ideal também de se fazer aquele curso para o qual não se acha tempo durante o ano. Cientes disso, as instituições de ensino aumentam as ofertas de qualificações neste período do ano (veja o quadro).
Desde que foram introduzidas na ESPM-Sul, há cinco anos, as aulas de atualização e reciclagem passaram a ser cada vez mais procuradas no verão. A razão do sucesso, segundo Genaro Galli, diretor de pós-graduação e extensão da faculdade, é a disponibilidade dos alunos e dos docentes:
- Além de o nosso portfólio ser bem completo, temos a possibilidade de contar nessa época com professores da escola e com pessoas convidadas que não teriam tempo durante o ano para ministrar cursos - destaca Galli.
Para Gustavo Hasse Becker, diretor de extensão da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), os treinamentos complementares à formação diferenciam os profissionais. E o período de férias das aulas regulares se torna mais propício para essa atividade porque permite a mobilidade:
- Temos um público cativo, há pessoas que vêm de outros Estados para frequentar determinados cursos, já que eles são abertos ao público. Esse tipo de coisa não seria possível em outro período, quando se está estudando e trabalhando.
Treinamentos específicos costumam ser os mais frequentados nos dois primeiros meses do ano. De acordo com Luis Felipe Silveira, professor de educação física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que ministra aulas de dança na instituição, os intensivos são ótimas complementações para o profissional da área.
- O curso não é voltado apenas para os alunos de graduação, mas eles terão uma complementação que os ajudará a expandir as possibilidades de trabalho. Além disso, amplia o seu repertório na academia - ressalta Silveira.
Programas de curta duração nas férias
O diploma de Administração de Alessandro Bocaccio (foto), 22 anos, veio acompanhado de quatro certificados recebidos durante o período de férias. Os cursos de curta duração, feitos na ESPM-Sul, foram importantes para o direcionamento da carreira do jovem profissional e para ajudá-lo na formação do seu network:
- Além de ampliar meus conhecimentos, as aulas me ajudaram a incrementar o meu currículo e a conhecer pessoas. Um dos professores me ofereceu uma vaga para participar de um projeto. As aulas foram muito importantes para ampliar meus horizontes profissionais. E eu pretendo ainda me inscrever em outro este ano.
Onde estudar
-A Ulbra oferece cursos de extensão durante o verão: teórico-prático de clínica médica (as aulas da segunda turma começam no dia 31 de janeiro e se estendem até 1º de março), intensivo em assistência espiritual a enfermos (de 7 a 12 de janeiro), SketchUp PRO e Render no Kerkythea (de 14 a 18 de janeiro) e photoshop - com conhecimentos de adobe Illustrator, adobe photoshop e adobe indesign (de 14 a 18 de janeiro). Informações no site.
- Os cursos de extensão da PUCRS são realizados durante todo o ano, inclusive nos meses de janeiro e fevereiro. Inscrições e mais detalhes pelo telefone (51) 3320-3727. Veja a lista completa de cursos no site.
- As unidades do Senac espalhadas por todo o Estado estão com inscrições abertas para 14 cursos nas áreas de gestão, comércio, informática, moda, beleza e saúde. Para quem estiver curtindo a praia, a opção são os workshops gratuitos oferecidos na unidade móvel, que estará em Tramandaí durante os meses de janeiro e fevereiro. Mais informações pelo site.
- Com 83 opções de treinamentos (22 novos), em 12 áreas diferentes, a ESPM-Sul inscreve para a temporada de cursos de férias. As qualificações abrengem as áreas de marketing, moda, fotografia, gestão e negócios, finanças, vendas, pessoas, cultura, comunicação e design, jornalismo, software e digital. As inscrições podem ser realizadas até um dia antes da data de início de cada curso pelo site. Os primeiros programas têm início no dia 7 de janeiro.
- A Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS tem um catálogo online que apresenta as atividades programadas para o verão na universidade. Entre os mais procurados, estão a oficina de fotografia turístico-cultural (de 16 a 22 de janeiro) e o curso de autocad 2D (nos dias 15, 16, 17, 22 e 23 janeiro).
- Nos meses de janeiro e fevereiro, a Unisinos oferece mais de 30 cursos intensivos de verão. São qualificações em oito áreas do conhecimento, com aulas em Porto Alegre, São Leopoldo e na modalidade de educação à distância. Informações sobre valores, locais e datas podem ser conferidas no site.
- O Senai-RS conta com cursos nas áreas automotiva, moda, eletroeletrônica, mecatrônica, metalmecânica, logística, gráfica, metrologia, tecnologia da informação, refrigeração e climatização, alimentos e segurança no trabalho. Porto Alegre e Caxias do Sul oferecem maior número de cursos que variam de quatro horas a 240 horas. Informações no site ou pelo telefone (51) 3347-8800.
- A Fundatec realiza cursos de verão na Capital. Destaque para excel avançado (14 a 17 de janeiro), powerpoint - apresentações criativas (4 a 7 de fevereiro) e CEP - Controle Estatístico do Processo (20 e 21 de fevereiro). Inscrições podem ser feitas pelo site.