O Brasil, que nos próximos anos deve ganhar ainda mais peso na economia mundial, encontra uma barreira para crescer quando o assunto é qualificação profissional. Dos 84 presidentes de empresas localizadas no Brasil que participaram do Global CEO Study 2012, 87% apontaram a falta de profissionais qualificados como o maior desafio para o crescimento.
Na pesquisa bienal, realizada pela divisão de consultoria da IBM, os CEOs responderam a perguntas a partir do ponto de partida do estudo: como liderar dentro de uma economia conectada?. As respostas dos executivos são projetadas sobre o que deve acontecer nos próximos três a cinco anos. Os números foram divulgados no IBM Fórum 2012, realizado no mês passado, em São Paulo.
A necessidade de mão de obra qualificada é uma demanda de diferentes segmentos, já que o país tem crescido em ritmo acelerado. Para Roberto Ciccone, líder do segmento de seguros da IBM, a formação de profissionais não está acompanhando esse movimento.
- O que falta é educação básica. E ainda mais do que isso: falta algo que não se aprende na escola, que é saber liderar, apresentar um conceito, mostrar uma ideia - diz Ciccone.
Além da busca por pessoal capacitado, outra preocupação que apareceu entre os CEOs foi a relação com seus subordinados. Para Jesus Mantas, líder de consultoria da IBM para a América Latina, o bom relacionamento entre colegas e gestores é fundamental:
- No Brasil, 50% dos presidentes dizem que estão trabalhando em mudanças para implementar a colaboração interna entre seus funcionários.
Com o foco dos líderes das companhias cada vez mais voltado para a área de tecnologia, um dos receios dos funcionários é que eles possam ser substituídos por computadores ou máquinas. Para Ciccone, no entanto, a tecnologia sozinha não é capaz de fazer o que uma pessoa faz.
- A tecnologia é necessária, mas não é suficiente. Com ela, existem possibilidades, mas para executar é preciso integrar com o mercado e com as pessoas - defende Ciccone.
* A repórter viajou a convite da IBM
Tendências
73% dos líderes apontaram a tecnologia da informação como fator-chave de investimentos das empresas nos próximos anos.
Sete em cada 10 CEOs estão fazendo grandes mudanças em suas organizações para aprofundar o entendimento das necessidades de clientes individuais
Das empresas de alto rendimento, 94% focam em parcerias para trabalhar com produtos e serviços
A utilização de websites como centrais de relacionamento deve subir pouco, o uso de call center deve cair e as redes sociais terão grande aumento
Fonte: Global CEO Study 2012