A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) suspendeu as atividades presenciais nesta segunda-feira (30), por conta de um surto de rotavírus e gastroenterite. A instituição percebeu um aumento na procura por atendimento para estudantes, com queixas de vômito e diarreia, desde a sexta-feira (27). A situação será avaliada a cada dia.
A Vigilância em Saúde de Santa Maria foi informada e esteve sábado (28) no Restaurante Universitário para coletar e analisar amostras coletadas de alimentos e água e encaminhadas para o Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen). O caso é tratado pelo município como surto de Doença de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). Conforme a Secretaria de Saúde, foram diversos casos atendidos e 28 notificados na cidade, número que deve aumentar ao longo do dia.
As unidades do Restaurante Universitário (RUs) da instituição chegaram a passar por sanitização preventiva neste domingo (29). Porém, entre os estudantes com sintomas, nem todos se alimentaram nos RUs ou mesmo ficaram na Casa do Estudante.
Atividades presenciais suspensas podem ser substituídas por remotas. Serviços essenciais estão mantidos.
Leia nota da UFSM na íntegra
"Em decorrência do surto de rotavírus e gastroenterite entre os estudantes da UFSM, informamos que, no dia 30 de setembro de 2024, as aulas e atividades acadêmicas estão suspensas, assim como as atividades administrativas presenciais no campus de Santa Maria. As atividades devem ser realizadas prioritariamente de forma remota, utilizando as ferramentas online. A situação será reavaliada diariamente, e uma Instrução Normativa conjunta será divulgada para orientar sobre a recuperação das atividades suspensas. Destacamos que os serviços essenciais devem ser mantidos, garantindo a continuidade das atividades indispensáveis ao funcionamento da instituição.
Gabinete do Reitor – 29/09/204
Universidade Federal de Santa Maria"