A situação de calamidade pública estabelecida no Rio Grande do Sul provocou a suspensão de atividades em muitas universidades. Desde o início do mês, as Instituições de Ensino Superior gaúchas têm divulgado comunicados com orientações à comunidade acadêmica, que vêm sendo atualizados com prorrogações da suspensão de atividades.
Algumas universidades estão com as aulas paralisadas até, pelo menos, este sábado (18). Outras já divulgaram que só devem retomar as atividades a partir de junho. É o caso da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a suspensão é por tempo indeterminado. Veja, abaixo, a situação de cada instituição:
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
As aulas de graduação e pós-graduação estão suspensas até o dia 1º de junho, por conta do estado de calamidade pública no município de Pelotas. As atividades administrativas da instituição estão sendo conduzidas de forma remota.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
As aulas de graduação e pós-graduação estão suspensas até o dia 2 de junho. As atividades administrativas da instituição estão sendo conduzidas de forma remota até dia 31 de maio. “Ressaltamos que o calendário acadêmico somente poderá ser definido quando tivermos certeza das condições de retorno, permanecendo suspensas as atividades em qualquer modalidade (presencial, a distância síncrono ou a distância assíncrono)”, diz a nota.
Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
A instituição informou que as aulas dos cursos presenciais e EAD retornarão na próxima segunda-feira, 20 de maio, em todos os 10 campi. Nos próximos dias, serão divulgadas orientações para estudantes e servidores que estejam impossibilitados de retornar às atividades.
Universidade Federal do Rio Grande (Furg)
As aulas de graduação e pós-graduação, bem como atividades administrativas presenciais em todos os campi da universidade, estão suspensas por tempo indeterminado. O calendário acadêmico será reprogramado posteriormente.
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
A UFSM anunciou que o Campus Sede e o Campus de Cachoeira do Sul retomarão suas atividades no dia 20 de maio, com flexibilização para os afetados diretamente pela calamidade. O retorno às aulas será acompanhado do encorajamento da comunidade acadêmica à participação em atos de solidariedade e atividades técnicas.
Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos)
A Unisinos anunciou que mantém suspensas todas as atividades acadêmicas até o dia 25 de maio. As aulas serão retomadas somente no dia 27 de maio, e permanecem no formato remoto até 1º de junho, com encontros síncronos. As aulas serão gravadas, de modo a apoiar alunos que tenham dificuldade para participar das atividades ao vivo. Há expectativa de retomar as atividades presenciais no dia 3 de junho. Todo o calendário acadêmico dos cursos de graduação avançará uma semana além das datas originais.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Estão suspensas até sábado (18) as aulas presenciais, híbridas e online da graduação, especialização, MBA, mestrado, doutorado, cursos de idiomas e certificações. A partir da segunda-feira (20), as aulas retornarão na modalidade online de forma síncrona, e assim permanecerão até 1º de junho. Segundo a PUCRS, na segunda o Campus voltará ao seu funcionamento normal, oferecendo acesso à energia elétrica e serviços de alimentação. A previsão de retorno das atividades presenciais é no dia 3 de junho.
Universidade do Vale do Taquari (Univates)
A Univates comunicou que as atividades dos cursos de graduação, técnicos e de pós-graduação, bem como cursos livres, serão retomadas a partir de 20 de maio em formato híbrido. A orientação é de flexibilização das atividades, sempre que possível. As aulas realizadas remotamente serão gravadas e o link será disponibilizado aos estudantes.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Estão suspensas todas as atividades acadêmicas até este sábado (18). A instituição ainda não divulgou como será o calendário acadêmico a partir da próxima semana.
UniRitter
Estão suspensas até este sábado (18), pelo menos, todas as atividades acadêmicas, tanto presenciais quanto online. A instituição deve divulgar novo comunicado ainda nesta semana.