A forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul nesta semana vem comprometendo as aulas de estudantes de todos os níveis e em diferentes regiões do Estado. Nas universidades públicas e particulares há suspensão de atividades e adoção de aulas online para garantir a segurança das comunidades acadêmicas. Veja as orientações de instituições de todo o RS:
Em Porto Alegre, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) informou que os alunos da graduação e pós-graduação que não puderam comparecer nas aulas da manhã desta quinta-feira (2) poderão justificar a ausência na secretaria das escolas. Já para as atividades previstas para a tarde desta quinta e e para sexta-feira (3) serão realizadas na modalidade online de forma síncrona. Segundo a universidade, o link de acesso à sala de videoconferência estará disponível, no horário da aula, no Moodle de cada disciplina.
Em portaria, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) suspendeu o expediente na nesta sexta-feira (3). A instituição considerou os danos estruturais provocados pela chuva nesta semana, além da previsão de mais chuva para as próximas 36 horas no Estado.
A Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, também terá aulas de forma online nesta quinta (2), sexta (3) e sábado (4) para evitar as locomoções e os riscos associados à forte chuva. Segundo a Feevale, as atividades de estágio e práticas serão mantidas presencialmente, sem prejuízo aos que não puderem se deslocar. A biblioteca o e os laboratórios dos três campi estarão abertos para quem quiser utilizar os espaços para estudo.
O Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) suspendeu as atividades desta quinta e sexta no campus de Santo Antônio da Patrulha, considerando os prognósticos de grande volume de chuva na região, bem como os alertas da Defesa Civil.
Na região norte do Estado, a Universidade de Passo Fundo (UPF) decidiu que as aulas dos cursos de graduação e pós-graduação desta quinta até sábado nos turnos da manhã, tarde e noite serão na modalidade online síncrona.
Os cursos que tiverem disciplinas com avaliação presencial agendada deverão ministrar aula síncrona, ajustando o calendário, de modo a garantir a realização da avaliação em data posterior. Os alunos do curso de Medicina que estão cursando internato permanecem com as aulas e atividades presenciais. Conforme a universidade, os professores informarão aos estudantes, por meio do e-mail institucional, o link para acesso à aula.
A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), em comunicado divulgado nesta quinta-feira (2), determinou que todas as aulas dos cursos técnicos profissionalizantes, de graduação e pós-graduação ocorrerão de forma online síncrona. A orientação vale até sábado (4) para os quatro campi. Os professores disponibilizarão o link pelo e-mail institucional.
Já as atividades práticas de disciplinas deverão ser realocadas para outra data, informou a Unijuí. Além disso, todas as avaliações deverão ser remarcadas, e os eventos institucionais também ficam suspensos no formato presencial, podendo ocorrer na modalidade online.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) havia informado, na quarta-feira (1º), a suspensão das atividades até sexta-feira (3) nos Campi de Santa Maria e Cachoeira do Sul, municípios afetados pela chuva. Nesta quinta (2), o prazo foi prorrogado: as atividades acadêmicas seguem suspensas nos dois campi na próxima semana, até dia 10 de maio. Já as atividades administrativas poderão ser desenvolvidas de forma remota.