Em função dos transtornos causados pela chuvarada que atinge o Rio Grande do Sul nos últimos dias e da perspectiva de piora no cenário, municípios começam a anunciar o cancelamento das aulas. Porto Alegre é uma das cidades que comunicou que a rede municipal de ensino não terá atividades até esta sexta-feira (3).
Na tarde de quarta-feira (1º), em entrevista coletiva, o governador Eduardo Leite anunciou que as aulas da rede estadual foram suspensas na quinta (2) e sexta-feira (3).
A suspensão em escolas municipais nesta quinta (2) foi determinada também em Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Viamão e Alvorada. Em Canoas, o Executivo municipal anunciou o cancelamento das atividades no turno da manhã. Ainda será avaliado o turno da tarde.
Já nos municípios de Gravataí, Eldorado do Sul, Guaíba, Esteio, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Taquari, Charqueadas e Triunfo as atividades escolares nas redes municipais foram suspensas até sexta-feira, mesma situação da rede estadual.
Em Novo Hamburgo e Glorinha, não haverá atividades nas escolas da zona rural na quinta e na sexta. Em São Jerônimo, as atividades estão suspensas nos dois dias na zona rural. Já na região urbana, na quinta as instituições de ensino terão plantão para acolher desabrigados e a sexta ainda terá definição. E em Nova Santa Rita, o atendimento funcionará normalmente, exceto em escolas com desabrigados.
Rede particular
Por meio de nota, o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) orienta que as escolas particulares avaliem as condições locais para decidir sobre o funcionamento das aulas na quinta e sexta-feira. A entidade orienta que instituições de ensino que mantiverem as atividades não realizem avaliações ou ministrem novos conteúdos no período, para não prejudicar os alunos que não possam ir à escola.
A matéria poderá ser atualizada com outros municípios que anunciarem o cancelamento de aulas.