Os prédios de muitas universidades viraram abrigo para milhares de desabrigados vítimas da chuva e das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Em meio à situação de calamidade pública, as instituições de ensino suspenderam as atividades acadêmicas, pelo menos, até o próximo final de semana.
Na Ulbra, em Canoas, há mais de 6 mil pessoas acolhidas. No município, ainda há desabrigados na Universidade LaSalle, que também conta com um canil. Em Porto Alegre, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) auxiliam com trabalhos de resgate e espaços para abrigo. Na UniRitter, alunos e familiares estão alojados no campus zona norte, na Avenida Manoel Elias.
No campus São Leopoldo, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) acolhe cerca de 1,5 mil pessoas e produz refeições aos abrigados. No campus Porto Alegre também há preparo de refeições para doação para abrigos de Porto Alegre e Região Metropolitana.
Cada universidade optou por um tipo de adequação no calendário acadêmico, com aulas suspensas até a próxima sexta-feira (10) e outras com as atividades canceladas até o dia 18. Abaixo, confira a situação em cada instituição.
UFRGS
Em nota, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul informou que as atividades acadêmicas presenciais e não presenciais estão suspensas até o dia 18 de maio. Conforme o comunicado, não haverá prejuízo ao calendário acadêmico de 2024.
PUCRS
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) também suspendeu todas suas atividades acadêmicas até o dia 18 de maio. As atividades previstas para o período serão postergadas em duas semanas e um novo calendário acadêmico deve ser divulgado no dia 20, data em que a instituição planeja retomar as aulas.
UFCSPA
Sem definir um dia exato, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre anunciou que as aulas não devem retornar na próxima semana. A instituição ainda prevê um período sem avaliações após o retorno as atividades e alguns dias com encontros exclusivamente online. O novo calendário acadêmico está sendo elaborado.
UFSM
A Universidade Federal de Santa Maria suspendeu todas as atividades acadêmicas previstas nos campi Santa Maria e Cachoeira do Sul até a próxima sexta-feira (10). Em Frederico Westphallen e Palmeira das Missões as atividades seguem normalmente, no momento.
Unilasalle
A Unilasalle, em Canoas, suspendeu as aulas, encontros de mediação online e demais atividades acadêmicas do dia 6 até a próxima sexta-feira (10). O atendimento aos alunos segue em funcionamento em caso de dúvidas, através do WhatsApp: 0800 541 8500.
Ulbra
Até a próxima sexta-feira (10), as atividades acadêmicas foram suspensas na Ulbra, em Canoas. No momento, as aulas da próxima semana estão mantidas, mas isso deve ser reavaliado nos próximos dias com a possibilidade de suspensão.
Feevale
A Feevale, em Novo Hamburgo, suspendeu as atividades até o dia 18 de maio. A medida inclui as aulas da graduação, especialização, MBA, mestrado, doutorado e idiomas. A biblioteca e os laboratórios continuam abertos para quem precisar utilizar os espaços para estudo.
Unisinos
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos suspendeu todas as atividades acadêmicas presenciais e não presenciais até 18 de maio nos nos campi de São Leopoldo e de Porto Alegre. Segundo a instituição, as condições para a retomada das atividades serão avaliadas.
Ufpel
Com a elevação no nível da Laguna do Patos nesta terça-feira (7), a Universidade Federal de Pelotas, no Sul do Estado, suspendeu suas atividades letivas até o próximo sábado (11). As atividades administrativas da instituição serão realizadas de forma remota no período.
Uniritter
Com dois campi em Porto Alegre e um em Canoas, a Uniritter cancelou todas as modalidades de aula, presencial, online e síncrona, até a próxima sexta-feira (10). Ainda não há definição sobre o novo calendário acadêmico.