Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão divulgados nesta terça-feira (16). O acesso às notas deverá ser feito pela Página do Participante. Para ajudar os estudantes na escolha do curso e universidade a se candidatar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que começa dia 22 de janeiro, GZH preparou um simulador.
A partir da ferramenta, que tem como base os pontos de corte e as médias dos cursos estabelecidos em 2023, o candidato pode simular se as notas obtidas no Enem seriam suficientes para postular a uma vaga em determinado curso de uma instituição de ensino. Os resultados fornecem as chances do candidato ingressar na graduação escolhida e não são uma certeza, uma vez que a concorrência dependerá das médias deste ano.
O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias. Os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a mil pontos. Já as notas dos chamados “treineiros” – pessoas que participaram do Enem sem concorrer para as vagas – serão divulgadas em março.
Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do Enem, que aconteceu nos dias 5 e 12 de novembro de 2023.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 oferece 264.360 vagas em 127 Instituições de Ensino Superior. Entre as universidades gaúchas que participam do programa, a instituição com mais oportunidades é a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com 3.429 vagas. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aparece logo depois na lista, com 3.319 vagas.
No Rio Grande do Sul, são 15.499 vagas para instituições públicas, o que representa 5,9% do número nacional. No Brasil, a instituição que lidera a lista é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.240 vagas.