As jovens Ana Carolina Riechel Famoso, 20 anos, e Vitória Taschetto, 18, estão entre os seis estudantes do Rio Grande do Sul que conquistaram nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Ana Carolina é de Santo Ângelo e Vitória é de Uruguaiana, mas as duas estudaram no curso pré-vestibular Totem, em Santa Maria.
— Na hora que vi, não acreditei. A nota mil me fez perceber que todo o esforço compensou —, conta Vitória, que quer estudar Arquitetura e Urbanismo.
A estudante já se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ela passou no vestibular da Universidade Franciscana (UFN), mas sonha com uma vaga na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Segundo a jovem, que prestou o Enem pela segunda vez no ano passado, o que mais ajudou para alcançar a conquista foram as aulas e a leitura.
— As aulas de redação são muito importantes, a cada aula eu sentia que ia evoluindo um pouco mais. Foi errando e prevendo meus erros que aprendi a escrever melhor. Uma boa dica é entender o que te afasta da nota mil, o que te faz perder pontos, e praticar até conseguir aprimorar a redação. Ler também é fundamental — explica.
Rotina intensa de estudos
Vitória chegou a fazer cursinho em 2022, no mesmo ano em que concluiu o Ensino Médio, já em Santa Maria. Ela estudava na escola pela manhã, e assistia às aulas do pré-vestibular à noite. Em 2023, após sair da escola, ela se dedicou integralmente aos estudos no Totem. Foi o mesmo caso de Ana Carolina, que se mudou para a cidade para fazer o curso.
— Eu já tinha feito o curso em 2022, mas foi online, e eu sentia falta de tirar dúvidas e conversar com os professores. Aí, fui morar em Santa Maria para fazer o curso presencialmente em 2023. O curso ajudou muito, consegui evoluir bastante em comparação com as notas dos anos anteriores — conta.
Ela concluiu o Ensino Médio em 2021, no Colégio Tiradentes de Santo Ângelo, na região das Missões. Desde então, Ana Carolina tem dedicado todo seu tempo aos estudos – a jovem quer estudar Medicina. O objetivo é cursar em uma instituição federal.
Não é um processo fácil, é cansativo, tem que ter disciplina. Mas as aulas me ajudaram bastante.
ANA CAROLINA RIECHEL FAMOSO
Nota mil no Enem 2023
— Eu sempre soube que queria algo na área da saúde, e decidi fazer Medicina. Não é um processo fácil, é cansativo, tem que ter disciplina. Mas as aulas me ajudaram bastante. Fiquei muito emocionada quando vi a nota mil — relata.
Ana Carolina conta que foi melhorando a estrutura de seus textos e praticando semanalmente. Para ela, uma estratégia que fez a diferença na preparação foi estudar por eixos temáticos. A aluna foi estudando diferentes tópicos dentro de cada tema, o que ajudou a ter repertório na hora de escrever a redação.
— Estudamos no curso várias questões dentro da área da saúde, por exemplo. Eram temas mais amplos, mas que dão repertório para a gente poder escrever sobre aquele assunto.
A jovem também aguarda o resultado do Sisu. A edição de 2024 oferece 264.360 vagas em 127 instituições de ensino no país. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira (25). Vale lembrar que os resultados serão publicados no dia 30 de janeiro.