Das 10 escolas do Rio Grande do Sul com melhor média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, apenas três são públicas. Os dados, que são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (Inep), foram obtidos com exclusividade pelo jornal O Globo, e fazem parte de uma pesquisa que analisa a disparidade das notas, promovida pela edtech AIO Educação.
A média mais alta do Estado (694,09) é de uma escola privada de Lajeado, no Vale do Taquari, o Colégio Evangélico Alberto Torres. Outras sete instituições particulares de ensino fazem parte do ranking, sendo cinco de Porto Alegre, uma de São Leopoldo, no Vale do Sinos, e uma de Lagoa Vermelha, município de quase 27 mil habitantes localizado no norte do Estado.
Em segundo e terceiro lugar estão duas instituições de ensino públicas: o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central, e o Colégio Tiradentes de Ijuí, no Noroeste. A última escola pública do ranking é o Colégio Militar de Porto Alegre, na oitava posição.
No Rio Grande do Sul, o desempenho das 10 melhores escolas varia entre 667,88 e 694,09, sendo a maioria instituições privadas. O Enem é composto por quatro provas objetivas e uma prova de redação. O objetivo dos alunos que fazem a prova é chegar o mais próximo possível da nota mil, considerada a pontuação máxima.
O RS não entrou no top 50 das escolas com melhores desempenho no Brasil. A escola privada Farias Brito Colégio de Aplicação, em Fortaleza, ficou em primeiro lugar com uma média de 776,66, com pouco mais de 82 pontos de diferença da primeira posição do ranking gaúcho. Neste ano, o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.