Uma reportagem do jornal O Globo publicada nesta segunda-feira (16) funciona como mais um choque de realidade para quem ainda acredita na superioridade do Rio Grande do Sul em matéria de educação. Ou em quem acha que pagando mensalidades caríssimas nas escolas de elite o futuro do seu filho está assegurado. O RS não tem nenhuma escola (pública ou privada) de Ensino Médio entre as 50 melhores do Brasil, se tomar por base o Enem de 2022.
Dados do Inep obtidos pelo Globo mostram que estamos perdendo de goleada para a maioria dos Estados e somos "competitivos" com Santa Catarina, Paraná e Alagoas, que não têm nenhuma escola entre as 50 melhores.
Pela ordem, as melhores notas foram obtidas por escolas do Rio de Janeiro (nove), Minas Gerais (oito), São Paulo (cinco), Ceará (quatro), Piauí (quatro), Pernambuco (três), Distrito Federal (três) e Mato Grosso do Sul (três).
Quando se abre as "top 10" de cada Estado, o atraso do Rio Grande do Sul fica ainda mais evidente: nenhuma com nota média acima de 700 pontos. A primeira do ranking gaúcho é a Escola Alberto Torres, de Lajeado, com 694,09. Acima dessa nota, o Piauí, que no passado era chacota dos ricos do Sul, tem quatro escolas, o Ceará, cinco, Pernambuco, quatro, Bahia, duas, Paraíba, uma. Todas as 10 primeiras do Rio têm pontuação acima da do Rio Grande do Sul. De São Paulo e de Minas Gerais são oito.
— Isso diz muito sobre a mentalidade da sociedade gaúcha, de que nos basta olhar para cá. Continuamos achando que por termos sido relativamente melhores no passado, ainda somos — diz em tom de desabafo o economista Aod Cunha, que nos últimos anos vem alertando para o risco de perda de competitividade com o descaso da sociedade para a crise na educação.
Confira o ranking das 10 melhores escolas do Rio Grande do Sul e a nota média no Enem:
- Colégio Evangélico Alberto Torres (privado) - Lajeado - 694,09
- Colégio Politécnico da UFSM (p[ublico) - Santa Maria - 689,91
- Colégio Tiradentes (público) - Ijuí - 684,15
- Colégio Leonardo da Vinci - Alfa (privado) - Porto Alegre - 683,97
- Unidade de Ensino Colégio Sinodal (privado) - São Leopoldo - 676,01
- Colégio João Paulo I Higienópolis (privado) - Porto Alegre - 670,37
- Colégio Bom Jesus Rainha da Paz (privado) - Lagoa Vermelha - 669,26
- Colégio Militar de Porto Alegre (público) - Porto Alegre - 668,99
- Colégio João Paulo I - Unidade Sul (privado) - Porto Alegre - Porto Alegre - 668,33
- Colégio Leonardo da Vinci - Beta (privado) - Porto Alegre - 667,88
ALIÁS
No Brasil, 46 das 50 melhores escolas de Ensino Médio são privadas. As públicas que aparecem no ranking têm seleção para o ingresso. No Rio Grande do Sul, das 10 melhores, sete são privadas e três públicas — duas militares e uma vinculada à Universidade Federal de Santa Maria.