O Brasil recuperou o desempenho de alfabetização que era observado antes da pandemia de Covid-19. Com isso, atingiu meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano passado, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, em 2023, 56% das crianças brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2º ano do Ensino Fundamental.
— Em 2019, o percentual de estudantes alfabetizados na rede pública do país era de 55%, percentual que, com a pandemia, caiu para 36% em 2021. Em 2023, retomamos ao patamar anterior, subindo para 56% — disse o ministro ao abrir a reunião com os governadores no Palácio do Planalto. durante a apresentação de resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada nesta terça-feira (28).
O resultado, segundo ele, mostra que o país avançou no sentido de amenizar os efeitos negativos da pandemia para a alfabetização de estudantes ao fim do 2° ano do Ensino Fundamental e, com isso, favorecer a recomposição de aprendizagens, com ênfase na alfabetização das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° anos afetadas pela pandemia.
Adesão
O compromisso foi lançado no início do ano passado e já teve a adesão de 100% dos Estados e de 99,8% dos municípios.
— Falta ainda um município do Mato Grosso, sete municípios de São Paulo e um de Santa Catarina. Mas o resultado mostra o desejo de prefeitos e governadores de construir essa política nacional, independentemente de questões partidárias, políticas ou ideológicas — destacou Santana ao ressaltar que o protagonismo do programa pertence a estados e municípios.
— O que nos cabe fazer (enquanto governo federal) é apoiar vocês — acrescentou o ministro. Na sequência, Santana propôs um pacto com administradores locais, visando a criação de uma premiação nacional que reconheça iniciativas que apresentaram avanços e boas práticas de educação.
Segundo o ministro, todos os governadores têm sido parceiros nessa empreitada de melhorar a educação do país, inclusive para a implementação do programa Pé-de-Meia, criado para recompensar financeiramente estudantes que não abandonam a escola.
— Todos nós sabemos dos indicadores de evasão escolar, de abandono e de distorção idade-série. Ou seja, quando a criança está atrasada — disse.