Passado o Carnaval, a quarta-feira (14) marcará o início gradual do ano letivo nas escolas gaúchas. Na rede privada, a maioria das instituições terá atividades voltadas para os professores, mas algumas já retomarão as aulas e receberão alunos.
Na Educação Adventista, todos os 25 colégios operantes no Rio Grande do Sul têm a volta às aulas marcada para esta quarta. As nove escolas da rede Notre Dame também retomam as atividades para os estudantes nessa data.
Outras instituições, entretanto, terão movimentos internos nesta quarta. No Colégio Santa Doroteia, em Porto Alegre, ocorre a jornada pedagógica, na qual todos os cerca de 330 colaboradores passarão por palestras e farão o planejamento do ano letivo. Essa programação acontece até sábado (16). Na segunda-feira (19), as aulas serão iniciadas para as turmas do 6º ano ao Ensino Médio.
Cronograma semelhante tem o Colégio Anchieta, que prevê uma formação para os professores nesta quarta e quinta-feira (15). Para sexta, está previsto o Dia da Acolhida, no qual estudantes, familiares e professores se reencontram, recebem um material de boas-vindas e tiram dúvidas. Na segunda, começam as aulas efetivamente.
No total, segundo levantamento do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), os 459 mil alunos de escolas particulares estarão de volta às instituições até segunda-feira que vem. As datas de início variam porque cada colégio tem autonomia para definir o seu calendário, desde que cumpra com os 200 dias letivos previstos em lei.