Um erro na aplicação do Concurso Nacional Unificado em Recife, Pernambuco, provocou reclamações por parte de candidatos nas redes sociais, que alegam possíveis prejuízos à isonomia do exame. O problema ocorreu quando um grupo de participantes, no turno da manhã, recebeu o caderno de provas destinado ao período da tarde.
Segundo a reportagem do g1, o incidente ocorrido na Escola de Referência do Ensino Médio Jornalista Trajano Chacon foi denunciado por uma candidata e confirmado pelo Ministério da Gestão. Segundo o órgão, o fato “não afetou a aplicação nem o sigilo das informações” e que o concurso, realizado no dia 18 de agosto, em 228 cidades transcorreu sem problemas significativos de segurança.
A prova, conhecida como o "Enem dos concursos", contou com a participação de quase 1 milhão de candidatos. A divulgação da lista de aprovados está prevista para sair no dia 21 de novembro. Inicialmente marcada para o dia 5 de maio, a prova precisou ser adiada devido à enchente.
O que aconteceu?
De acordo com a denúncia, os participantes do bloco 4, da área de trabalho e saúde do servidor, receberam o caderno de provas da tarde por engano. Os candidatos permaneceram com o material incorreto por cerca de 11 minutos antes de notarem o erro e informarem aos fiscais.
Os cadernos foram então recolhidos e, segundo a candidata, os mesmos cadernos foram redistribuídos aos candidatos no turno da tarde, já com nomes anotados. A candidata relatou o incidente à Cesgranrio, banca organizadora do concurso, à ouvidoria do governo federal e ao Ministério Público Federal (MPF).
Nas redes sociais, candidatos expressaram preocupações sobre a possível quebra de isonomia, uma vez que alguns tiveram acesso antecipado ao conteúdo da prova da tarde. Também foram levantadas dúvidas sobre a violação do envelope contendo os cadernos de prova.
O Ministério da Gestão declarou que, após a identificação do erro, o envelope com as provas foi lacrado novamente e mantido sob a guarda da fiscalização e do certificador externo até o início do turno da tarde.