Com palavras-chave, plataformas e redes sociais de oportunidades de emprego filtram perfis e currículos de candidatos. As ferramentas de busca ajudam recrutadores a gerenciar o fluxo de informações recebidas durante os processos de contratação. Especialistas afirmam que, neste contexto, profissionais buscando vaga ou recolocação no mercado de trabalho precisam estar atentos às estratégias para aumentar o alcance e maximizar as chances.
Os filtros de sites como o LinkedIn e a Gupy, por exemplo, são projetados para analisar e classificar informações relevantes sobre os candidatos, como habilidades específicas, formação educacional e experiências profissionais. É por isso que usar os termos adequados para descrever esses itens é essencial. A supervisora da Área de Talentos do PUCRS Carreiras, Bruna Lira, explica que, a depender da organização das informações, o candidato pode ter mais ou menos destaque nas ferramentas.
— Vivemos em um mundo digital e a inteligência artificial vem para agregar. No LinkedIn, que é uma excelente plataforma profissional, os recrutadores trabalham com pesquisa booleana, que é uma forma de busca através de palavras-chave. Na Gupy também conseguimos fazer isso. Eu posso pesquisar uma softskill (habilidades comportamentais), ou uma hardskill (habilidades técnicas), e vou conseguir encontrar candidatos na plataforma a partir dessas palavras — afirma.
Quando há muitos perfis e currículos disponíveis para avaliação, a pesquisa booleana permite a combinação de palavras-chave para buscas mais aprimoradas. Com os operadores condicionais "and", "or" e "not", os recrutadores podem garantir resultados específicos. Por exemplo, adicionando o "and", o profissional de atração e seleção pode buscar um cargo e uma habilidade, aumentando as chances de encontrar um candidato que se encaixe nos requisitos da vaga ofertada. O "or" serve para incluir qualquer uma das palavras-chave, e o "not" para excluir alguns termos da pesquisa.
— Podemos olhar para a nossa experiência profissional e para o nosso currículo para, dentro disso, identificar quais palavras-chave têm relação com a nossa área de atuação e quais devemos usar na hora de construir um perfil ou currículo — pontua a psicóloga e Orientadora de Carreira na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Graziela de Barba.
A especialista ressalta que, no LinkedIn, as palavras-chave podem ser adicionadas ao campo destinado ao título, localizado abaixo do nome do usuário. Segundo ela, o ideal é que o candidato escolha de três a quatro termos relacionados ao cargo ocupado, formação e áreas de interesse. Os outros campos, como a descrição e os espaços destinados para a experiência profissional e as qualificações acadêmicas, também devem ser preenchidos.
Na Gupy, o candidato precisa criar uma conta e completar o cadastro pessoal pedido pela plataforma. Dependendo da vaga, é possível anexar um currículo pronto ou preencher o formulário online criado pela empresa contratante.
Em ambos os formatos, Bruna garante que a objetividade é essencial. Levantamento realizado pela Catho, com 400 recrutadores, apontou que 30% deles demoram de 6 a 10 segundos para descartar um currículo. É durante essa avaliação dinâmica, segundo a supervisora, que definem se o candidato é, ou não, adequado para concorrer à vaga.
Bruna e Graziela garantem que algumas estratégias podem ajudar os candidatos a ter mais alcance nessas plataformas.
Confira:
- Mantenha o perfil no LinkedIn e o currículo atualizados, com informações sobre cursos, experiências e habilidades
- Evite o formato de redação textual. Prefira organizar o currículo por tópicos
- Se você já está há anos no mercado de trabalho, escreva apenas as últimas experiências profissionais no currículo
- Adicione o nível das habilidades de maneira objetiva. Por exemplo, em vez de escrever “amplo conhecimento em Excel”, opte por “Excel avançado”
- Preze pelo simples. Currículos não devem ter elementos visuais que dificultam o entendimento dos recrutadores
- Faça um resumo, tanto no LinkedIn quanto no currículo, objetivo e pessoal. Os recrutadores não conhecem os candidatos e a apresentação do profissional é importante
- Veja como outros profissionais da sua área completaram seus perfis e currículos. Assim, é possível saber quais palavras-chaves são mais utilizadas
Ajuda profissional
As universidades contam com serviços para ajudar a população com essas tarefas. O PUCRS Carreiras e o Unisinos Carreiras oferecem consultoria para criação de perfis no LinkedIn, elaboração de currículos e preparação para entrevistas de emprego.
PUCRS Carreiras
- Link de acesso: os serviços estão disponíveis neste site
- Valor: variam entre R$ 35 e R$ 1 mil
Unisinos Carreiras
- Link de acesso: os serviços estão disponíveis neste site
- Valor: variam entre R$ 60 e R$ 510