Com as 2,4 mil oportunidades anunciadas na última terça-feira (18), o número de vagas autorizadas em concursos públicos do governo federal supera os 8,1 mil. Contabilizando as nomeações, ampliação de quadros e processos seletivos para funcionários temporários (como o do IBGE), o número de vagas abertas e preenchidas em 2023 chega a 23 mil.
Ao total, 5.666 vagas foram autorizadas e tiveram portarias publicadas entre abril e junho deste ano. Com as 2.480 vagas anunciadas na terça-feira, que ainda não contam com portarias publicadas, o número total de vagas efetivas é de 8.146, divididas entre 17 ministérios e dezenas de entidades vinculadas.
Entre os critérios para a escolha dos órgãos contemplados por essas levas de concursos está o tempo dos órgãos sem concursos, o número de vagas já em aberto, a expectativa por novas aposentadorias nos próximos anos e a perda em relação à força de trabalho máxima.
O alto número de concursos públicos já estava antecipado desde o ano passado. A previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA) era de preencher 58.867 vagas no âmbito federal em 2023, sendo 5,9 mil novas oportunidades e 52,9 mil provimentos – ou seja, nomeações. O processo de autorização de vagas faz parte da iniciativa de reforço dos ministérios.
Além das 5,6 mil vagas com portarias publicadas, também já foram autorizados 1.253 nomeações de aprovados em concursos em andamento. Desse total, 59% são para vagas do setor social, 20,6% para infraestrutura, 10,6% para o setor econômico e 9,5% para governo. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), outras 14,9 mil vagas devem ser autorizadas para estes setores.
Resumo geral de concursos e provimentos de 2023:
- Nomeações de aprovados autorizados: 1.253
- Concursos autorizados com portarias publicadas: 5.666
- Novos concursos autorizados com portarias a publicar: 2.480
- Nomeações de aprovados autorizados na terça-feira: 546
- Ampliação de professores e técnicos: 5.000
- Processo seletivo simplificado para temporários: 8.141
- Total: 23.086 vagas
Editais e inscrições
Os órgãos têm seis meses, contados da data da publicação da portaria, para divulgar os editais e demais normas dos concursos. Até o momento, os únicos concursos do governo federal com edital publicado e inscrições abertas são o do Ministério das Relações Exteriores (MREs) e a seleção de 7,5 mil vagas temporárias para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que receberá candidaturas até às 23h desta quarta-feira (19).
*Produção: Yasmim Girardi