Com o início das aulas do primeiro semestre letivo de 2023 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), começa nesta segunda-feira (20) a primeira Calourada na Gare. A festa, que conta com atrações nacionais e locais, é promovida pela prefeitura de Santa Maria, UFSM, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e tem apoio de outras entidades da cidade. Até o ano passado, festa acontecia de maneira orgânica, na praça Saturnino de Brito.
Desta segunda até quinta-feira (23), devem passar pelos dois palcos montados no Largo da Gare 26 atrações. Entre elas, a dupla sertaneja Sandro e Cícero, o funkeiro Rennan da Penha e a banda Comunidade Nin Jitsu.
Para a estrutura e organização, foram preparados e instalados, além dos dois palcos, banheiros químicos, pontos de referência da segurança e saúde, lixeiras e bares, que venderão bebidas a um preço padrão. Além disso, é permitido que os participantes da festa levem seu cooler com bebidas — desde que não haja copos nem garrafas de vidro.
— Uma estrutura com muita segurança, com conforto, além logicamente das mais variadas atrações musicais que estão sendo previstas para esses quatro dias. O importante é que os jovens devem ir com a consciência de fazer uma grande festa —diz Rodrigo Décimo, vice-prefeito da cidade.
Para a chegada e saída do local, serão disponibilizadas linhas especiais de ônibus, gratuitas, com destino à região da Universidade Franciscana e também o campus de Camobi da UFSM. Além disso, os táxis terão tarifas pré-definidas que podem chegar, no máximo, a R$ 30.
Essa demanda do transporte partiu do Diretório Central de Estudantes da UFSM. Sofia Dotto, coordenadora de cultura do DCE, explica sobre a participação da entidade na organização da Calourada:
— Quando nós ficamos sabendo da mudança de local, resolvemos nos inserir na organização do evento. Prezamos desde o início por uma festa que acolhesse a comunidade universitária, seguro e popular.
Nos quatro dias, a festa começa às 17h e as atrações devem seguir até a 1h.