Iniciou nesta segunda-feira (13) a retomada de aulas na rede privada de ensino do Rio Grande do Sul. A data varia conforme cada instituição, mas o prazo máximo é dia 22 de fevereiro. Segundo o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), mais 426 mil alunos matriculados estão na Educação Básica e 414 mil na Educação Superior.
O colégio La Salle Santo Antônio, no bairro Santo Antônio, na Capital, foi um das que retomaram as atividades nesta segunda. Por volta das 7h, os alunos começaram a chegar aos poucos e foram recepcionados com diferentes atividades no pátio.
No entanto, este primeiro dia foi apenas para os novos estudantes das instituição. Os demais — no total, a escola tem 1,6 mil alunos — voltam aos corredores escolares na terça-feira (14).
No colégio Anchieta, na avenida Nilo Peçanha, também foi dia de retorno. Em 2023, são 3.180 estudantes matriculados. Ouvintes da Rádio Gaúcha relataram um pequeno tumulto do lado de fora antes de os portões abrirem. Segundo o setor de marketing, foi uma brincadeira dos estudantes mais velhos, que logo terminou.
Nesta segunda, retornam de forma integral os estudantes do Ensino Fundamental II (956) e Ensino Médio (696), totalizando 1.652 estudantes. Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I retornam de forma escalonada até o dia 15.
Retorno nas redes públicas de ensino
Na semana passada, voltaram às aulas os alunos da Educação Infantil da rede municipal de Porto Alegre. No dia 22, começa o ano letivo para os outros níveis de ensino, a maioria do Ensino Fundamental. Porto Alegre tem 98 escolas da rede própria (42 de Educação Infantil e 56 de Ensino Fundamental), além de 217 creches conveniadas.
No caso das escolas estaduais, as atividades reiniciam no dia 23 de fevereiro,
para um total de 743.496 alunos em mais de 2.300 instituições.