Nos dias 13 e 20 de novembro, mais de 3,3 milhões de estudantes irão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre eles, 65 mil participantes optaram por realizar a versão digital da prova. Apesar do modelo ser diferente, os procedimentos são iguais aos da avaliação impressa. Ou seja, o participante deve comparecer no local de prova, no dia e hora previstos, com caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente, e documento de identidade.
Na segunda-feira (24), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou os locais de prova do Enem. E, embora muitos pensem que a informação só é válida para quem vai fazer o exame impresso, os participantes do Enem digital também devem comparecer ao local de prova, uma vez que a ela não pode ser feita em computador particular.
No Rio Grande do Sul, seis cidades irão aplicar a prova digital. São elas Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. O candidato que optou pelo Enem digital deve acessar o cartão de confirmação de inscrição, disponível na página do participante, e conferir o local de prova.
As outras regras e recomendações para o Enem digital seguem as mesmas do exame impresso. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, as provas começam às 13h30min terminam às 19h no primeiro domingo, dia 13 de novembro, e às 18h30min na outra semana, dia 20. No dia 13, a prova é de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Em 20 de novembro os candidatos respondem questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
O participante deve levar um documento de identificação com foto e uma caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente. A prova é digital, mas o cartão respostas e a folha da redação devem ser preenchidos fisicamente. É recomendado, também, que o candidato leve o cartão de confirmação de inscrição impresso.
Durante a prova, os procedimentos são os mesmos estabelecidos para a aplicação tradicional. A única diferença é que, antes de se ausentar da sala, para ir ao banheiro, o candidato deve bloquear o computador e, ao retornar, deve desbloquear com a ajuda do auxiliar de tecnologia. Mais informações estão disponíveis no edital.
O Enem digital foi lançado em 2020. Na ocasião, foram 101.100 vagas em 104 cidades, o que se repetiu nos anos seguintes. Neste ano, 65.066 vagas foram preenchidas. No Rio Grande do Sul, foram oferecidas 3.450 vagas e, segundo o Inep, 2.242 foram ocupadas.
A modalidade digital é exclusiva para alunos que irão concluir o Ensino Médio em 2022 ou que já concluíram, não podendo ser realizada por treineiros.