Pessoas com deficiência podem se candidatar a uma das cem vagas do #TeuFuturo, um programa criado dentro da Atitus Educação, a antiga Imed, para formar profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI). A iniciativa é patrocinada pela Meta, empresa de tecnologia e inovação focada em transformação digital que atua há 32 anos no mercado. A formação é gratuita e tem aulas previstas entre outubro deste ano e abril de 2023.
As inscrições estão disponíveis para interessados de todo o Brasil e podem ser feitas no site da Meta.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve apresentar laudo médico, ter mais de 18 anos, estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. As aulas são online e é necessário ter acesso a um computador conectado à internet. Além disso, o participante deve ter disponibilidade de três turnos por semana. Em um dos turnos, o aluno assistirá às aulas em tempo real. Nos outros dois, ele deverá estudar e concluir tarefas solicitadas na plataforma online.
No primeiro curso, programado para ocorrer entre outubro e dezembro, com carga horária de cem horas, o estudante aprenderá lógica e pensamento computacional. Depois, os 50 participantes com melhor desempenho serão selecionados para dar seguimento à formação em um curso de programação web.
Essa etapa visa aprofundar os conhecimentos na criação de websites, HTML, CSS e JavaScript. As aulas começam no dia 13 de outubro. A formatura dos aprovados está prevista para abril de 2023.
O #TeuFuturo foi criado em 2014, dentro da Atitus Educação, em Passo Fundo, no norte gaúcho. Hoje, o programa atua em mais de 250 municípios em 24 estados. Nesse período foram formados mais de 3 mil jovens no país. O objetivo da iniciativa é oferecer a formação básica para que os estudantes sigam a carreira de Tecnologia da Informação, com foco em jovens do último ano do Ensino Médio.