Responder sobre dúvidas de quem deseja estudar nos Estados Unidos é o principal objetivo da Feira Virtual EducationUSA, que será realizada nesta quarta-feira (24), das 17h às 20h. Para isso, o evento vai conectar, de forma gratuita, pessoas interessadas em cursos de Ensino Superior com representantes de 80 universidades norte-americanas.
Durante a feira, que é promovida pela embaixada e consulados dos EUA no Brasil, os participantes poderão conversar com esses representantes de instituições de ensino para obter informações sobre os programas oferecidos, os requisitos de admissão e o processo de inscrição. Também terão a possibilidade de entrar em contato com os conselheiros da EducationUSA, uma rede de aconselhamento para estudantes de todo o mundo. Ainda será possível participar de sessões informativas para saber mais sobre os passos para estudar nos Estados Unidos.
De acordo com a organização do evento, a edição deste ano terá um ambiente gamificado. Rita Moriconi, coordenadora regional do EducationUSA nos países do Conesul, explica que, ao acessar a plataforma da feira, os participantes encontrarão um “hall de entrada”, com salão de expositores, cabine de fotos, sala de chat com os conselheiros do evento no Brasil e um jogo interativo que ocorrerá ao longo do encontro, dando pontos àqueles que cumprirem com as atividades. Ao final, as pessoas com maior pontuação concorrerão a um prêmio: a isenção de uma taxa para uma prova de proficiência em inglês.
Os representantes das universidades estarão distribuídos em “estandes virtuais” dentro da plataforma, e os participantes poderão esclarecer suas dúvidas pelo chat ou por chamada de vídeo. Segundo Rita, nesses ambientes, haverá materiais com informações sobre os cursos da instituição, mas o interessado também poderá interagir diretamente com o oficial de admissão, algo que considera “superimportante”.
— Tem um sistema em que os alunos podem fazer fotos, fazer o download de materiais sobre os Estados Unidos e assistir a palestras. Então, o participante pode saber um pouco mais sobre os testes de admissão, sobre como é entrar na graduação, no mestrado, no doutorado ou até em cursos de inglês e de pequena duração durante as férias — comenta Rita, destacando que as palestras serão ao vivo na quarta-feira, mas que também será possível acessar os conteúdos gravados até um mês depois do evento.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste site, onde também é possível verificar a lista de instituições participantes. Os interessados podem se inscrever para a feira ao vivo, com a participação dos representantes, até o início do evento, ou até duas semanas depois para acessar o conteúdo gravado. Não há requisitos e qualquer pessoa que tenha interesse poderá participar.