O ano letivo de 2022 será iniciado repleto de novidades para os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio – especialmente os das escolas privadas. Enquanto, na rede estadual, as instituições de ensino só permitirão a escolha de percursos formativos diferentes para cada aluno a partir de 2023, em alguns colégios particulares essa diversificação já ocorrerá neste ano.
A mudança faz parte da reforma nessa etapa de ensino, a ser implementada gradualmente até 2024. Em 2022, abrangerá exclusivamente os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. Confira, abaixo, as novidades em algumas escolas de Porto Alegre.
Monteiro Lobato
No Colégio Monteiro Lobato, o aluno poderá optar entre cinco Itinerários Formativos (IF):
- Interlocução cultural, mídia e processos criativos
- Economia e sustentabilidade
- Contemporaneidade: tensões e perspectivas globais
- Aprofundamento acadêmico para o futuro
- Projetos de vida
No total, serão 18 horas por semana de Formação Geral Básica (FGB), que são as disciplinas obrigatórias a todos os alunos, e 16 horas semanais de atividades dos IFs. Os estudantes ainda terão acesso a sete disciplinas eletivas – Astrofísica, Cinema, Cultura Urbana, Gastronomia, Matemática Aplicada, Direitos Humanos e Biologia Avançada. Eles precisarão cursar pelo menos duas delas até o final do Ensino Médio.
Segundo a coordenadora do Ensino Médio e do Programa Monteiro High School do Colégio Monteiro Lobato, Kátia Beppler Macagnan, a nova organização curricular foi elaborada em conjunto com os professores da instituição. Como a escola já trabalhava de forma interdisciplinar, com atividades de iniciação científica, processos criativos e empreendedorismo, ela acredita que a mudança não será tão drástica para os alunos.
— Não nos pegou de surpresa essa necessidade de preparar o jovem para o mercado de trabalho, tendo inclusive vivências no mercado formal. Teremos disciplinas novas, como Direitos Humanos e Gastronomia, mas muitas já existiam, ainda que em um projeto diferente — relata Kátia.
O primeiro mês de aulas será dedicado a um trabalho de autoconhecimento com os alunos, a fim de que eles entendam o que querem fazer, entre todas aquelas opções. A partir daí, escolherão os percursos que mais lhe agradam. Caso mudem de ideia, poderão trocar de IF posteriormente.
Diferentemente de outras instituições de ensino, a mudança no currículo não causou a redução da carga horária de nenhum professor – inclusive daqueles que ministram aulas de disciplinas que perderam carga horária na FGB, como Educação Física, por exemplo. Segundo Kátia, foi feita uma realocação desses docentes para atividades dentro dos itinerários.
Rosário
No Colégio Marista Rosário, os itinerários formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento – nos quais ocorre o desenvolvimento e o aprofundamento do que se aprende na FGB – e Percursos Investigativos – nos quais o estudante pode escolher as disciplinas que mais lhe interessam.
No total, são seis itinerários possíveis. Diferentemente do Monteiro Lobato, no Rosário os alunos escolheram qual sua grande área de conhecimento preferida já no momento da matrícula. Isso foi possível porque no ano passado a instituição já havia feito uma pesquisa junto aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental – que em 2022 cursarão o primeiro ano do Médio – para saber quais eram os itinerários de preferência de cada um. Veja os seis itinerários oferecidos:
- Ciências da Saúde e da Vida
- Contextos e movimentos do século XXI
- Cultura Digital
- Educação Financeira
- Processos criativos em múltiplas linguagens
- Tecnologias e Sociedade: sistemas e processos
Os preferidos foram Educação Financeira, que terá cinco turmas, e Ciências da Saúde e da Vida, que terá três. Cada turma tem até 40 alunos. No primeiro mês, será feito um acompanhamento dos estudantes, para saber se o percurso escolhido é realmente o que eles esperavam e fazer ajustes nessas escolhas.
Como os itinerários do primeiro ano do Ensino Médio não têm pré-requisito, o aluno poderá trocar as disciplinas cursadas em alguns momentos do ano. Esses percursos também não são seriados. Ou seja: no ano que vem, pode ser que estudantes do primeiro e do segundo ano cursem uma mesma aula, como acontece nas graduações, por exemplo.
Algumas disciplinas tiveram perda de carga horária no Rosário, como História, Arte e Educação Física. No entanto, para mitigar a perda dessas horas, foi feito um remanejo dentro das áreas de conhecimento, a fim de “devolver” a carga horária dos professores dentro dos itinerários formativos, conforme a vice-diretora educacional do colégio, Leia Almeida.
— Em Física, por exemplo, o conteúdo pode ser ampliado em Iniciação Científica. Artes perdeu carga horária na FGB, mas ganhou nos Núcleos de Aprofundamento. Educação Física a mesma coisa. Conseguimos adequar o currículo nessas duas grandes dimensões: FGB e Núcleos de Aprofundamento — explica Leia, garantindo que não foi necessário reduzir o número de professores da instituição.
Farroupilha
Em outras escolas, como o Farroupilha e o Anchieta, os itinerários formativos não serão iniciados em 2022. No entanto, o ano letivo será de mudanças, uma vez que as disciplinas eletivas já serão oferecidas agora.
O Colégio Farroupilha terá sua carga horária dividida em 1,8 mil horas de FGB e 1.720 de IF em todo o Ensino Médio. Dentro dos itinerários formativos, algumas unidades curriculares, como Empreendedorismo e Educação Financeira, serão obrigatórias para todos os estudantes, assim como Projeto de Vida, nova disciplina prevista por lei em todos os colégios do país. A parte do currículo que muda conforme o aluno são as disciplinas eletivas, como Fotografia, Escrita Criativa, Lógica de Programação, Comunicação Pessoal, Ciência Forense, e as trilhas de aprofundamento, que se iniciam a partir do segundo ano. No Farroupilha, são duas:
- Aprofundamento em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- Aprofundamento em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias
Mesmo antes da implementação do Novo Ensino Médio, o Farroupilha já oferecia projetos em diferentes áreas, como relações internacionais, voluntariado, incubadora de negócios, clube de astronomia e equipe de robótica, a fim de ajudar o aluno em sua escolha profissional no futuro. Agora, com a reforma curricular, houve alguns ganhos, como a disciplina de Projeto de Vida, que, na instituição, será ministrada quinzenalmente ao longo dos três anos.
— O aluno desenvolverá seu projeto de vida ao longo dos três anos. Então, teremos esse momento quinzenal, junto com professores especialistas e uma psicóloga escolar, para desenhar as habilidades dos estudantes e entender o que eles têm mais interesse em seguir, sempre compreendendo que isso não é fixo e que eles podem, ao cursar as disciplinas, experimentar diferentes áreas — ressalta Marícia Ferri, diretora pedagógica do Farroupilha.
Os estudantes poderão cursar diferentes disciplinas eletivas, sem vínculo com o itinerário que escolheram – será possível, por exemplo, cursar Linguagens no primeiro semestre e, no segundo, alguma disciplina na área de Programação ou da Saúde. O entendimento da instituição é que isso ajudará o aluno a escolher o itinerário a partir do segundo ano.
Anchieta
No Colégio Anchieta, a parte mutável do currículo foi nomeada de Trilhas dos Itinerários, a serem escolhidas no ano que vem pelos estudantes do segundo ano. Serão quatro trilhas possíveis, definidas a partir de pesquisa junto à comunidade escolar:
- Inovação, tecnologias e pesquisa científica
- Saúde e bem-estar social
- Humanidades e desenvolvimento pessoal
- Processos criativos
A ideia é que as aulas não sejam expositivas, e sim que permitam a participação do estudante, por meio de cursos, oficinas, laboratórios, módulos, projetos e outros formatos de formação pedagógica.
Haverá, ainda, disciplinas eletivas sobre assuntos como cinema e história, esportes/práticas corporais, teatro, música e neurociência, jogos digitais, dança e saúde mental e geopolítica. As eletivas serão ministradas no contraturno e não se vinculam diretamente aos itinerários a serem selecionados no segundo e no terceiro ano.