Parte das escolas de Ensino Médio da rede estadual de educação retomou atividades presenciais na manhã desta quarta-feira (5). As instituições começaram a se organizar no início da semana, a partir do calendário divulgado pela Secretaria Estadual de Educação na segunda-feira (3).
Uma das principais escolas de Porto Alegre, o Colégio Estadual Júlio de Castilhos, no bairro Santana, não teve presença de alunos na manhã desta quarta-feira, assim como o Colégio Estadual Protásio Alves, no bairro Azenha.
Já no Colégio Estadual Dom João Becker, no bairro Passo D’Areia, zona norte de Porto Alegre, cerca de 30 alunos retornam às atividades presenciais. O número corresponde a aproximadamente 10% do total de alunos que a escola costuma receber no turno da manhã. O diretor da instituição, Cláudio Cardoso, relatou que a maioria dos alunos que retornaram à escola enfrenta dificuldades de aprendizado e problemas de acesso ao ensino remoto.
— Tivemos uma surpresa, no sentido de que esperávamos menos alunos em função do levantamento que realizamos no início da semana. Acho que foi uma boa adesão para o primeiro dia, até em vista da questão do tempo chuvoso — destaca.
Durante os últimos dias, a escola se preparou para receber os alunos e cumprir os protocolos sanitários determinados pelos órgãos responsáveis.
Ao ingressar no portão, estudantes, professores e funcionários precisam aferir a temperatura e higienizar as mãos com álcool gel. As salas de aula foram preparadas para receber até 16 alunos por turma. Para manter o distanciamento entre as pessoas, algumas fileiras de mesas foram isoladas. As janelas ficam abertas para o ambiente se manter com ar renovado e há possibilidade de reforço de álcool gel durante as atividades. O uso dos bebedouros é proibido.
A instituição de ensino decidiu que as aulas do turno da manhã serão das 8h às 11h, com cinco períodos de cerca de 35 minutos e sem intervalo para alunos e professores. Para o diretor da instituição, a partir de agora, tudo é questão de adaptação até que a retomada das atividades seja consolidada. Ele conta que o principal desafio será conciliar as aulas presenciais com o ensino remoto, já que professores e alunos estão acostumados com o formato digital e, principalmente, porque os professores estarão na escola no tempo estipulado na grade de horários do ensino remoto.
— Temos uma questão pedagógica para resolver, para que o professor consiga conciliar aulas presenciais e remotas. É uma organização que precisa ser feita tanto em nível da escola quanto dos professores, já que, atualmente, não temos condições tecnológicas de ter os dois formatos de aula simultaneamente, que seria o ideal — afirma Claudio Cardoso.
De acordo com o calendário de retorno às aulas na rede estadual, estudantes de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental também podem retornar às aulas presenciais a partir desta quarta. A Secretaria Estadual da Educação não havia divulgado levantamento das escolas que tiveram atividades.
Cronograma para escolas com somente Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, escolas com somente educação profissional e escolas especiais
- 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
- 5/5 – Aulas presenciais
Calendário geral de retorno às aulas na rede estadual
- 7/5 – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
- 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
- 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio
- 13/5 – Ensino Técnico e Curso Normal