A farmacêutica Pfizer anunciou que vai entregar ao governo brasileiro, na noite desta quarta-feira (5), um novo lote de vacinas contra a covid-19.
A nova carga de 628.290 doses do imunizante desenvolvido em parceria com a BioNTech deverá ser repassada ao Ministério da Saúde às 19h55min no aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. A fração correspondente a Porto Alegre deverá ser enviada em até 48 horas — por enquanto o produto da Pfizer está sendo destinado somente às capitais por exigir maior capacidade de refrigeração.
A chegada dessas doses faz parte do acordo firmado em 19 de março para a disponibilização de 100 milhões de vacinas ao país até o final do terceiro trimestre deste ano.
— Estamos muito honrados em colocar nossos recursos científicos e produtivos a favor da vacinação da população brasileira contra a covid-19 o mais rapidamente possível — afirma a presidente da Pfizer Brasil, Marta Díez.
O primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech a desembarcar em solo nacional foi entregue na noite de 29 de abril, também no aeroporto de Viracopos. O repasse inicial contou com 1 milhão de doses produzidas na Bélgica, como parte do mesmo acordo estabelecido em março.
Desse primeiro estoque, 32.760 doses foram destinadas a Porto Alegre na segunda-feira (3) — o equivalente a 3,27% do volume. Se o mesmo percentual fosse mantido no lote atual, o equivalente a cerca de 20,5 mil aplicações seria enviado aos gaúchos nesta segunda etapa. A distribuição, porém, depende dos critérios que serão utilizados pelo Ministério da Saúde nesta nova fase de entregas.
O produto deverá ser transportado para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), e seguir para as capitais dos Estados em até 48h.