O primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 chegou a Porto Alegre na noite desta segunda-feira (3). O avião que transportou a carga pousou às 19h35min no aeroporto Salgado Filho, vindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
As 32.760 doses serão distribuídas nesta terça-feira (4) para postos de saúde da Capital, destinadas a completar a imunização de idosos e avançar na vacinação do grupo de pessoas que têm comorbidades. Por questão de logística e conservação, essa primeira remessa será utilizada somente em Porto Alegre, integralmente destinada à aplicação da primeira dose.
A maior diferença desse imunizante para os que já estão em uso no Estado é que as doses precisam ser mantidas a uma temperatura de -80°C, sendo necessário o uso de ultrafreezers. O transporte requer caixas próprias com 31 quilos de gelo seco, onde os frascos podem ficar armazenados por até 30 dias, desde que o gelo seco seja trocado a cada cinco dias.
No município, o produto ainda poderá ser mantido por até 14 dias a -20°C, temperatura atingida por um freezer comum. No momento em que já se encontrarem nos postos de saúde e nas salas de vacina, poderão ficar por até cinco dias em refrigeração entre 2°C e 8°C (geladeira comum).
As próximas remessas serão distribuídas para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) com os mesmos cuidados de refrigeração.
— Este tempo é mais do que suficiente para que as doses sejam distribuídas aos Estados e municípios e que estejam nos postos de saúde e no braço do cidadão — diz a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri.