Os participantes afetados por problemas logísticos durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão solicitar a reaplicação. O pedido deverá ser feito entre 25 e 29 de janeiro, pela Página do Participante, em que o inscrito também deverá consultar o resultado da solicitação. Os casos serão julgados, individualmente, pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame será reaplicado pelo Inep em 23 e 24 de fevereiro.
Nesses casos, o inscrito deverá solicitar apenas a reaplicação das provas que ocorreram no dia em que se sentiu prejudicado. Assim, o participante poderá realizar, normalmente, as provas do próximo domingo (24), caso tenha sofrido com questões logísticas no primeiro dia de aplicação.
Os portões dos locais de provas serão abertos mais cedo, às 11h30min (horário de Brasília). Assim, o participante terá até uma hora e meia para entrar. Essa é uma das medidas de segurança adotadas pelo Inep em decorrência da pandemia de covid-19.
Perguntas e respostas
O que deve fazer quem foi afetado por problemas de logística no primeiro dia de provas?
O inscrito poderá solicitar a reaplicação das provas que ocorreram no dia em que se sentiu prejudicado. Cabe ressaltar que o participante poderá realizar normalmente as provas do próximo domingo (24), caso tenha sofrido com questões logísticas no primeiro dia de aplicação.
Como fica quem teve diagnóstico de covid-19?
Pessoas que não puderem participar do segundo dia de aplicação do Enem 2020 neste domingo (24) em virtude de diagnóstico de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital têm até as 12h de sábado (23) para solicitar a participação na reaplicação das provas, que ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro. A solicitação deverá ser feita pela Página do Participante.
São doenças infectocontagiosas, para fins de solicitação da reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
E quem está apresentando sintomas de covid-19 antes da prova?
Os inscritos que apresentarem sintomas na véspera (após as 12h) ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame, primando pela segurança e pela saúde coletiva. Nesses casos, os participantes também poderão solicitar a reaplicação nos cinco dias em que o Inep receberá os pedidos, como previsto em edital. Em situações como essas, o sistema para recebimento da documentação comprobatória estará aberto após o fim da aplicação do Enem impresso, entre 25 e 29 de janeiro.
Como comprovar que se estava com covid-19?
Para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, é necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada na Página do Participante.