É realizada na tarde deste domingo (17) a primeira parte da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os portões abriram às 11h30min e devem fechar às 13h. Os candidatos vão ter até as 19h pra terminar a prova.
Na Faculdade IBGEN, no bairro Praia de Belas, as portas foram abertas dez minutos antes do previsto para evitar aglomerações, mesmo com o movimento ainda tranquilo.
A primeira a chegar foi Andrielli Silva de Lima, 19 anos, às 10h. Moradora de Alvorada, ela se adiantou para evitar congestionamento e ônibus lotados, mas encontrou ruas quase vazias.
Andrielli, que quer tentar uma vaga na UFRGS, conta que dormiu pouco à noite, de ansiedade. Aproveitava os minutos de espera na calçada para revisar questões de Literatura, Sociologia e História.
— Estou apavorada — admitiu, com um riso nervoso.
A EPTC reforçou algumas linhas de ônibus, está monitorando os principais locais de aplicação da prova. Os estudantes precisam levar caneta preta, documento original com foto e estar usando máscara.
Neste domingo, farão a Redação e responderão a questões de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas e suas Tecnologias.
A segunda prova da versão impressa será aplicada no próximo domingo, com conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza. Neste ano também ocorrem avaliações digitais, agendadas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Como é uma prova muito longa, levar lanche e água será permitido. Os candidatos incluídos em grupo de risco para o coronavírus realizarão o exame em uma sala exclusiva, com no máximo 12 pessoas.
Os estudantes precisam usar máscara o tempo todo, só podem tirar para identificação na entrada ou pra fazer um lanche e tomar água.
Quem estiver infectado pela covid-19 pôde solicitar a realização da prova nos dias 23 e 24 de fevereiro, que é a data da reaplicação. Se os sintomas surgiram neste domingo, isso precisa ser relatado pelo telefone 0800-61-61-61.