O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 está chegando: no domingo (17), os participantes farão a Redação e responderão a questões de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas e suas Tecnologias. A segunda prova da versão impressa — que aborda conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza — será aplicada em 24 de janeiro, enquanto as avaliações digitais estão agendadas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Além do adiamento devido à pandemia de coronavírus, esta edição do exame terá outros diferenciais, como o uso obrigatório de máscara e antecipação da abertura dos portões dos locais de prova. Também é recomendado que os participantes levem álcool gel e pelo menos uma máscara extra para trocar durante o período.
Confira, abaixo, os horários de abertura e fechamento dos portões, os itens obrigatórios e demais recomendações para os dias de provas:
Ônibus
Em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá reforçar algumas linhas e monitorar os locais que aplicam as provas do primeiro dia de Enem. A linha Orfanatrófio terá quatro veículos a mais para ampliar o atendimento e os agentes serão direcionados, prioritariamente, aos locais que concentram maior número de candidatos: UniRitter campus Fapa e Zona Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Instituição Educacional São Judas Tadeu.
A orientação da empresa é que os participantes planejem com antecedência a viagem até o local de prova, a fim de evitar transtornos. Além de conferir o itinerário, os estudantes devem consultar os horários das linhas por meio do site da EPTC. No dia, eles também podem utilizar o aplicativo Tri POA para verificar a localização do seu ônibus em tempo real.
Provas por dia
- 17 de janeiro: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias
- 24 de janeiro: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Abertura e fechamento dos portões
Com o objetivo de evitar aglomerações, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a abertura dos portões dos locais de prova: a partir das 11h30min (horário de Brasília), já será possível entrar nas instituições aplicadoras.
Confira os horários:
- 11h30min: abertura dos portões
- 13h: fechamento dos portões
- 13h30min: início das provas
- 19h: término das provas do primeiro dia
- 18h30min: término das provas do segundo dia
O que se deve levar
Entre os itens obrigatórios, estão: caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; documento de identificação com foto, original e válido; máscaras de proteção contra a covid-19.
Documentos aceitos:
- Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
- Carteira de Registro Nacional Migratório;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
O que pode levar
Haverá álcool gel disponível em todas as salas de aula, mas os participantes que preferirem podem levar seu próprio produto, além de uma máscara extra para trocar durante o período. Lanche e água também serão permitidos.
É aconselhado ainda que os estudantes estejam com o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento (caso precise justificar sua presença no exame) impressos nos dois dias de aplicação do exame.
Orientações do Inep
- Verifique, com antecedência, a confirmação de sua inscrição e o local onde as provas serão realizadas. Este item pode ser conferido na Página do Participante ou no aplicativo oficial do Enem.
- Chegue ao local das provas ao meio-dia, conforme horário oficial de Brasília.
- Apresente-se na porta de sua sala de avaliação, com máscara, até as 13h para procedimentos de identificação, respeitando o distanciamento entre as pessoas.
- Guarde em envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de provas, a declaração de comparecimento impressa (que deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala, caso necessite comprovar sua presença no exame), o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados.
O que deve ser guardado no envelope:
Declaração de comparecimento impressa, óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, gravadores, pen drive, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido, entre outros.
Enem na pandemia
- Os estudantes devem utilizar a máscara corretamente – cobrindo o nariz e a boca – desde a entrada no local de provas até a saída, após o término da avaliação.
- Só será permitido tirar a máscara no momento da identificação e para comer, beber ou trocá-la. Nesse momento, não se deve tocar na parte frontal e, em seguida, é preciso higienizar as mãos com álcool gel próprio ou fornecido pelo aplicador.
- O descarte da máscara deve ser feito pelo participante de forma segura nas lixeiras do local de provas.
- Os candidatos incluídos em grupo de risco para o coronavírus realizarão o exame em uma sala exclusiva, com no máximo 12 pessoas. As informações foram fornecidas no momento da inscrição.
- Quem for infectado pela covid-19 pode solicitar a realização da prova nos dias 23 e 24 de fevereiro (quarta e quinta-feira), data da reaplicação. Para isso, é necessário comunicar o diagnóstico positivo até um dia antes da aplicação da prova pela Página do Participante, onde também deve ser anexado o laudo médico. Se os sintomas surgirem no dia da prova, o relato deve ser feito pelo telefone 0800 61 61 61.
Cronograma
Os gabaritos oficiais das provas objetivas, assim como os cadernos de questões para download, serão divulgados pelo Inep – neste site e no aplicativo do Enem – até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas (27 de janeiro). Já a divulgação dos resultados individuais está prevista para 29 de março, na Página do Participante.
- Gabaritos oficiais: 27 de janeiro
- Resultados: 29 de março