Entre as maiores instituições privadas de ensino em Porto Alegre, muitas já sinalizaram a intenção de voltar em breve a ter atividades presenciais, mas a maioria ainda não definiu um calendário — e o número de escolas que pretendem retornar na segunda-feira (5), caso a Capital siga com bandeira laranja no mapa do distanciamento controlado, é bem reduzido.
Um dos poucos colégios, até o momento, a confirmar o reinício das aulas presenciais já na segunda é o Farroupilha. A volta tem o apoio dos pais: em 24 de agosto, a escola realizou uma pesquisa com as famílias e os resultados mostraram que, de 73% dos respondentes com filhos na Educação Infantil, 71,26% disseram que as crianças frequentariam as aulas presenciais. Entre famílias do Ensino Médio, 64,73%, dos 52% que responderam, indicaram que os filhos iriam para aulas presenciais.
No Colégio Santa Inês, que tem mil alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, a expectativa é de iniciar a retomada pelos anos iniciais, que, conforme pesquisa realizada, são os que mais têm adesão. A diretora da instituição, irmã Celassi Bernadete Dalpiaz, diz que o retorno das demais séries vai depender da aceitação dos pais, devido à preocupação com o coronavírus.
— Estamos em fase de conclusão de uma pesquisa para avaliar os segmentos que têm adesão para retorno. Os maiores, do Fundamental 2 e Médio, estão bem atendidos em casa, as famílias estão organizadas e possivelmente ficarão em casa. Mas ainda não temos uma resposta final — explica.
Caso não haja adesão para o retorno dessas faixas, a escola planeja investir em suporte socioemocional direcionado a esses alunos.
No Colégio Pastor Dohms, que conta com seis unidades no Estado, sendo três em Porto Alegre, as atividades presenciais só devem ser retomadas em 19 de outubro, conforme o diretor Waldir Werner Scheuermann. Nessa data, serão iniciadas as aulas da Educação Infantil nas unidades Higienópolis e Zona Sul. A escola está verificando com as famílias para saber quantas desejam a retomada. Para isso, elaboraram cartilhas e documentos mostrando os protocolos adotados pela instituição.
— A partir desse material, eles se posicionam — diz Scheuermann.
Para os demais níveis, ainda não há uma definição no Pastor Dohms.
No Colégio Monteiro Lobato, as aulas presenciais retornam também em 19 de outubro, com a Educação Infantil. No dia 27, voltam à escola os alunos do 3° ano do Ensino Médio.
A Rede La Salle é outra com retorno marcado para o dia 19, de maneira escalonada entre professores e alunos. Já o Colégio João XXIII confirmou retorno, mas segue com datas indefinidas. O Ensino Médio será o primeiro a retornar, provavelmente em novembro.
No Colégio Leonardo da Vinci, as duas unidades, Alfa e Beta, recomeçam as atividades no dia 19, com a Educação Infantil e terceira série do Ensino Médio. As aulas serão transmitidas em tempo real para aqueles que preferirem ficar em casa. Conforme a diretora da unidade Beta, Márcia Schmidt da Silva, foi feita uma pesquisa com pais. A maior adesão é das famílias de crianças que estão no Nível B, com aproximadamente 49%. As séries iniciais tiveram menor adesão. No Ensino Médio, houve poucas respostas, no entanto, a direção estima que retornem ao ensino presencial cerca de 35% dos alunos. O calendário das outras séries será apresentado nos próximos dias.
A Rede Marista informou que está acompanhando as decisões governamentais que definiram a suspensão das aulas presenciais e a consequente continuidade do processo de ensino e aprendizagem por meio de atividades domiciliares. "Dessa forma, a eventual reabertura dos Colégios de Porto Alegre também dependerá das determinações do poder público", garantiu a rede, em nota. No final da tarde desta sexta-feira, a comunidade escolar do Colégio Rosário foi informada, por e-mail, de que o retorno será no dia 19 e que detalhes do calendário serão divulgados na próxima semana.
Em algumas escolas, aulas presenciais serão só em 2021
O Colégio ACM enviou um documento às famílias dos estudantes informando que não deve retomar as aulas presenciais ainda em 2020.
Em uma decisão tomada ouvindo todos os segmentos da instituição, o Colégio Santa Cecília também optou por não retomar as aulas presencialmente neste ano. Para o diretor pedagógico, Rogério Ferraz, a escolha está em consonância com o projeto pedagógico, que prioriza e valoriza a vida. Como tem colaboradores e pais em grupos de risco, a opção foi manter o ensino remoto.
— Fizemos uma pesquisa na Educação Infantil e nem 10% das famílias aceitaram o retorno das aulas. Aqueles que solicitaram ou desejaram retornar fizeram uma série de restrições, como dias alterados. Muitas pessoas estão indecisas — afirma Ferraz.
Ele critica o que chama de incompatibilidade entre os discursos das administrações municipal e estadual, o que gera insegurança:
— A atribuição de responsabilidade recai sobre as escolas. Tudo fica a cargo delas decidirem.
GZH consultou algumas das maiores escolas da Capital, conforme levantamento do Sinepe de 2017, para saber se elas vão retomar as atividades, quando autorizado, e qual o calendário proposto. Confira as respostas:
Anchieta
- A retomada das aulas deve seguir o seguinte calendário:
- Educação Infantil - a partir de 19 de outubro
- Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano) - 26 de outubro
- Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano) - 3 de novembro
- Ensino Médio (1ª e 2ª séries) - 3 de novembro
- Ensino Médio (3ª série) - 26 de outubro
Farroupilha
- Educação Infantil retorna em 5 de outubro de forma escalonada, começando pelo nível 5. Já o terceiro ano do Ensino Médio tem retorno marcado para 14 de outubro
Leonardo da Vinci
- As duas unidades, Alfa e Beta, recomeçam as atividades em 19 de outubro, com a Educação Infantil e a terceira série do Ensino Médio
Monteiro Lobato
- Retorna dia 19 com Educação Infantil e dia 27 com o terceiro ano do Ensino Médio
Pastor Dohms
- As atividades presenciais devem ser retomadas em 19 de outubro. Nessa data, serão iniciadas as aulas da Educação Infantil nas unidades Higienópolis e Zona Sul
Rede La Salle
- O retorno será a partir de 19 de outubro, de maneira escalonada entre professores e alunos
Rede Marista
- A Rede Marista planeja a retomada, porém ainda não informou o calendário. O Colégio Rosário divulgou por e-mail à comunidade escolar que o retorno está marcado para 19 de outubro e que mais detalhes serão conhecidos na próxima semana.
Colégio Santa Inês
- Retorna em 19 de outubro com a Educação Infantil