Mesmo com o adiamento do Enem 2020, as inscrições para a prova não serão prorrogadas. O prazo termina nesta sexta-feira (22), às 23h59min. Até agora, mais de 4, 3 milhões de estudantes já estão inscritos para participar da edição, que deve ocorrer de 30 a 60 dias após a data inicial, ou seja em dezembro ou janeiro.
A aplicação das provas impressas ocorreria nos dias 1º e 8 de novembro e as provas digitais nos dias 11 e 18 de outubro de 2020.
Para realizar as inscrições, os estudantes devem acessar o site do Enem e preencher os dados (nome, nome da mãe e data de nascimento), conforme constam na Receita Federal. Modificações no sistema podem ser feitas até sexta-feira, antes do prazo final de inscrições.
Quem não é beneficiário da isenção da taxa de inscrição deve pagar o valor de R$ 85 até 28 de maio, por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada ao final da inscrição.
Se prepare com GaúchaZH e Me Salva!
Enquanto uma nova data do exame não é anunciada, estudantes pode aproveitar para testar seus conhecimentos em um simulado disponível em GaúchaZH em parceria com o Me Salva!. O teste é gratuito e pode ser acessado até a próxima quarta-feira (27).
Até domingo (24), é possível também acompanhar aulas de preparação para o simulado. Qualquer pessoa pode participar.
O teste conta com 180 questões inéditas, nos mesmos moldes das provas do Enem. As perguntas são elaboradas por professores do Me Salva!, site que oferece preparação online para o exame nacional e vestibulares. Ao término do simulado, a ferramenta disponibiliza a nota TRI em menos de cinco minutos.
Além dos exercícios de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, o estudante também pode fazer uma prova de redação. Mas somente quem é assinante da plataforma do Me Salva! terá o conteúdo corrigido. Também é possível comprar apenas a correção personalizada e comentada.
Uma novidade deste ano é que os inscritos no simulado concorrem a um smartphone Moto G8 e dois headphones JBL. Para ter mais chances de ser sorteado, os participantes podem indicaramigos, por meio do programa Indique e Concorra.
Escolas também poderão participar do simulado e receber análise de desempenho de seus alunos.
— Muitas vezes, o domínio do conteúdo não é o suficiente para um bom desempenho, é necessário que o estudante tenha familiaridade com as questões do Enem e um bom controle do tempo para garantir uma prova tranquila e com uma boa nota. É aí que entra a importância do Simuladão — diz Miguel Andorffy, fundador e professor de matemática do Me Salva!