A UFRGS divulgou, nesta quinta-feira (9), a lista de leituras obrigatórias para a prova de Literatura em Língua Portuguesa do vestibular 2021. Como de praxe, quatro obras que estavam na listagem do ano passado deram lugar a outras. Foram incluídos o álbum Construção, de Chico Buarque e os livros Caderno de memórias coloniais, de Isabela Figueiredo; Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e Deixa o quarto como está, de Amílcar Bettega.
Segundo a comissão do Instituto de Letras responsável pela lista de obras, o acréscimo de novas leituras levou em conta a coerência com as edições anteriores, buscando manter os estilos literários e escolas das obras que estão sendo substituídas. Por exemplo, a saída do livro Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, deu lugar a um trabalho de uma escritora herdeira dessa autora: Conceição Evaristo.
Em outro caso, Valter Hugo Mãe, escritor português nascido em Angola, dá lugar a Isabela Figueiredo, portuguesa nascida em Moçambique. Amílcar Bettega ingressa na lista em que figurou Michel Laub, ambos autores gaúchos contemporâneos. Já o álbum de Chico Buarque ocupa o espaço que foi de Elis & Tom nas últimas edições do vestibular.
Oito obras permanecem as mesmas da edição anterior: os poemas selecionados de Florbela Espanca; Bagagem, de Adélia Prado; São Bernardo, de Graciliano Ramos; As meninas, de Lygia Fagundes Telles; Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva; Papéis avulsos, de Machado de Assis; Úrsula, de Maria Firmina dos Reis; e Hamlet, de William Shakespeare.
As demais informações sobre a aplicação das provas, como edital e procedimentos de inscrição, serão divulgadas futuramente no site ufrgs.br/vestibular.
Confira a lista completa:
1 - Isabela Figueiredo, Caderno de memórias coloniais
2 - Chico Buarque, Construção (álbum)
3 - Conceição Evaristo, Ponciá Vicêncio
4 - Amílcar Bettega, Deixa o quarto como está
5 - Adélia Prado, Bagagem
6 - Graciliano Ramos, São Bernardo
7 - Lygia Facundes Telles, As meninas
8 - Marcelo Rubens Paiva, Feliz ano velho
9 - Florbela Espanca, poemas: Fanatismo; Horas rubras; Eu; Vaidade; Lágrimas ocultas; A minha dor; Suavidade; Se tu viesses ver-me; Ser poeta; Fumo; Frêmito do meu corpo; Realidade; Súplica; Doce certeza; Quem sabe?!...; A Mulher I; A Mulher II; Amiga; Ódio; Amar!; O maior bem; Neurastenia.
10 - Machado de Assis, Papéis avulsos
11 - Maria Firmina dos Reis, Úrsula
12 - William Shakespeare, Hamlet