Depois de enfrentar o último dia de testes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, estudantes começaram a deixar os locais da prova às 15h30min deste domingo (10), cansados e ansiosos pelos resultados. Os candidatos ouvidos por GaúchaZH classificaram a etapa final como mais difícil do que a primeira, realizada no dia 3 de novembro.
Logo mais, a partir das 18h30min, GaúchaZH publica um gabarito extraoficial elaborado por professores do curso de preparação online Me Salva!. O cômputo oficial será divulgado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na próxima quarta-feira (13).
Com tempo instável na maior parte do Estado, a fase derradeira do Enem 2019 começou às 13h30min e se encerra às 18h30min deste domingo. As questões versam sobre Matemática, uma das disciplinas mais temidas, e ciências da natureza (Química, Física e Biologia).
Sob chuva fina, uma das primeiras candidatas a deixar a sala, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, foi Brenda Vieira Rodrigues, 18 anos. Moradora do bairro Jardim do Salso, na Capital, ela está concluindo o Ensino Médio e pretende cursar Administração. Em sua primeira tentativa, considerou o teste difícil.
— Foi bem cansativo, principalmente as questões de Física, que eram muito longas. Acho que fui melhor na primeira prova (em 3 de novembro, envolvendo Redação, Ciências Humanas e Linguagens) — disse Brenda, exausta.
Nem todos os inscritos fizeram o Enem para valer. Muitos estudantes que ainda precisam terminar o período escolar participaram do exame apenas para se familiarizar e para testar os conhecimentos. Foi o caso de Francisco Spiller, 16 anos. Aluno do primeiro ano do Ensino Médio, ele planeja ser advogado. Como Brenda, também achou a prova deste domingo mais complexa do que a anterior.
— A primeira prova foi mais interpretativa. Dessa vez, foram exigidas muitas fórmulas. Como estou no primeiro ano, ainda tem muita coisa que eu não sei. Mas pretendo seguir tentando. Ano que vem faço de novo. Quero cursar Direito na UFRGS — contou o rapaz.
Sem a obrigação de passar, Gabriela Presotto, 16 anos, também decidiu tentar para avaliar seus conhecimentos. Ela está no segundo ano do Ensino Médio e se inscreveu de olho no curso de Pedagogia.
— A prova de Física estava muito difícil, com textos bastante longos e menos gráficos do que eu esperava. Matemática foi um pouco mais fácil. Biologia foi bem decoreba e Química acabou sendo menos complicada do que eu imaginava — ponderou Gabriela.
Se a maioria encontrou dificuldades no caminho, Laura Maciel, 16 anos, disse ter achado "fácil" o último dia de testes. Ela contou ter deixado um retiro na Paróquia Senhor Bom Jesus, na Capital para participar do Enem. Concluídas as questões, pretendia retornar à igreja. Ela está no segundo ano do Ensino Médio e pensa em estudar Agronomia.
— Foi fácil, porque as questões eram muito objetivas. Por eliminação, é possível chegar ao resultado certo — disse Laura.
Segundo dia de provas
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Reúne as questões (45) sobre Química, Física e Biologia, incluindo sua associação com construções humanas e nos processos de desenvolvimento econômico, produtivo e social. A exemplo das outras áreas, as perguntas tentam fazer o aluno relacionar o assunto com o cotidiano.
Matemática e suas tecnologias
Envolve cálculos, geometria, interpretação de gráficos e tabelas, comparação entre medidas de grandeza, entre outros. As questões (45) são mais voltadas ao raciocínio lógico do que às fórmulas e testam a capacidade de aplicação dos conhecimentos numéricos na solução de problemas práticos.
Gabarito oficial
- Será divulgado na página do Inep em 13 de novembro. Os resultados estarão separados em dias e em cores.
Extraoficial
- GaúchaZH publica um gabarito extraoficial elaborado por professores do curso de preparação online Me Salva!. As respostas encontradas entram no ar a partir das 18h30min, conforme as alternativas são preenchidas pelos especialistas. Veja aqui
Resultado
- A divulgação do desempenho individual será em janeiro de 2020, em dia a ser informado na página do participante. Em março, o site dará acesso à vista da redação e aos resultados individuais dos treineiros, aqueles candidatos que não concluíram o Ensino Médio e fazem a prova como forma de preparação.
- O estudante poderá usar a nota obtida no Enem em processos seletivos do MEC em 2020: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).